Novidades no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

A cidade de João Pessoa recebe, entre os dias 25 e 29 de abril, os principais cientistas brasileiros da área de sensoriamento remoto – imagens e informações obtidas por sensores instalados em satélites, aeronaves ou embarcações. Eles chegam à cidade para participar do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER). Durante o evento serão apresentados ao público os últimos lançamentos para esta área, com destaque para os títulos Sensoriamento Remoto para desastres, Calibração de sensores orbitais e Aplicações de Sensoriamento Remoto.

capa_SR desastresEm Sensoriamento Remoto para desastres, um grupo de pesquisadores liderados por Tania Maria Sausen e María Silvia Pardi Lacruz explica como o sensoriamento remoto contribui para prevenir e reduzir o impacto de desastres naturais como inundações, deslizamentos, secas, incêndios florestais e derramamentos de óleo. O livro, disponível em formato impresso e digital, aborda questões como o estudo de ameaças e vulnerabilidades em uma área, a construção de cenários de risco prováveis, o monitoramento e a criação de sistemas de alerta, a organização das equipes de resposta e assistência às vítimas, e até mesmo a recuperação ambiental e econômica dos locais afetados. É uma obra indicada não apenas para especialistas, mas também para todos os profissionais ligados à defesa civil, atendimento e gestão de áreas de risco.

capa_calibração de sensoresO livro Calibração de sensores orbitais foi elaborado por Flavio Jorge Ponzoni e um grupo de cientistas brasileiros que atuam na linha de frente da geotecnologia, e busca suprir a demanda por informações sobre os principais procedimentos desenvolvidos nacional e internacionalmente para calibrar os sensores situados em satélites. A calibração de sensores orbitais é uma operação especialmente necessária para estudos qualitativos sofisticados, em aplicações do sensoriamento remoto tais como as estimativas de produtividade de culturas agrícolas, a investigação de fenômenos climáticos e a quantificação de parâmetros biofísicos de florestas. A obra também conta com formatos impresso e digital.

Aplicacoes-de-Sensoriamento-Remoto-2ªed cópiaAplicações de Sensoriamento Remoto é um guia que recobre os mais diversos usos dessa tecnologia, como por exemplo os estudos de estruturas geológicas, a análise de glaciais, o monitoramento de água subterrânea, o estudo da qualidade da água, o estudo da vegetação, as análises de desmatamento, as estimativas de safra agrícola, as pesquisas sobre clima e aquecimento global entre muitas outras. Escrito por William Tse Horng Liu, o livro acaba de ganhar uma segunda edição, exclusivamente em formato e-book, revisada e ampliada. Sua venda por capítulos também estará disponível.

Os três estão sendo lançados pela editora Oficina de Textos, especializada em livros técnicos e científicos, que desde sua fundação, em 1996, busca contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Sobre o evento

logo evento

O XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto tem como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário empresarial das áreas de Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e de suas aplicações para a apresentação de trabalhos e debates sobre as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e a política científica realizados no país e no mundo nos últimos dois anos.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *