A divisão do Estado do Pará

Divisão do Estado do Pará tem plebiscito marcado para 11 de dezembro

Como o Estado ficará com a divisão.

O projeto de desmembramento menciona uma redução em mais de cinco vezes no espaço territorial do Pará. Como acompanhamos frequentemente na mídia, o Estado passa por inúmeras dificuldades sociais e econômicas, além do constante abandono das comunidades. Outro fator preocupante é o desmatamento desenfreado – cinco cidades do Pará são líderes em desmatamento na região Norte.

Duas áreas reivindicam o surgimento como Estados separados do Pará: Carajás, a parte mais rica devido à mineração, e Tapajós, a parte mais pobre, porém com a imensa floresta amazônica.

Caso o plebiscito seja aprovado, a área territorial do Pará terá aproximadamente 18% do estado atual. Quase 60% de todo o território paraense (58,70%), resultará no novo Estado do Tapajós, no oeste paraense, região que tem como principal pólo econômico a cidade de Santarém, já escolhida como futura capital, caso seja confirmada a divisão.

O Supremo Tribunal Federal definiu que todos os eleitores do Estado deverão votar no plebiscito, contudo, as duas áreas separatistas somadas possuem a metade dos eleitores da área excedente do Pará.

Embora seja vista como uma decisão regional, o desmembramento do Estado do Pará pode ter impacto em toda região Norte, devido à ação desordenada de madeireiras e da mineração local.

Além deste, exitem outros projetos de divisão territorial do país. Você sabia?

José Donizete Cazzolato, geógrafo, fala um pouco sobre eles em entrevista exclusiva. Leia e comente clicando aqui.

49 Comentários

  1. Essa proposta além de ser inviável economicamente (como apontou o estudo do Ipea) é uma ameça para a floresta amazônica: Divisão do Pará ameaça Unidades de Conservação
    Para especialistas, novos Estados podem revogar preservação de áreas; Tapajós já nasceria com 73% de terras protegidas.
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,divisao-do-para-ameaca-unidades-de-conservacao,750222,0.htm

  2. Eu moro em Florianópolis e sou a favor da divisão do Estado do Pará.

    O Pará é enorme e ingovernável do jeito que esta, para se ter uma idéia dentro do estado do Pará cabem 5 estados de SP…

  3. Para quem não mora no Estado e principalmente para quem nunca veio por aqui, é impraticável emitir uma opinião, digamos, aceitável, por conta das enormes peculiaridades a que estamos sujeitos. Se território pequeno fosse condição para a boa governança, Sergipe e Alagoas seriam um excelente exemplo para o país, o que não acontece. Portanto, o que precisamos no Pará, é de um modelo de gestão pública que esteja realmente comprometido com o desenvolvimento humano e territorial, observando todas as condicionantes, inclusive ambientais.

  4. Como se não bastasse a grande desigualdade existente no país, irão aumentar mais? O estado novo de tapajós ficará com a riqueza dos minérios em um território maior e apenas 1,3 milhões de habitantes. O mesmo com Carajás, e Pará ficará superpovoado com 4,6 milhões de habitantes em um território menor. Isso irá resolver as dificuldades por que vem passando o estado?

  5. eu sou contra o desmenbramento do estado do Para, pois as riquesas ficaria concentratas no estado do Tapajos, o Para ficaria com as industrias e o Tapajos ficaria com o q?? com a floresta desmatada? os rios? isso so pode ter uma razao p essa separaçao e por motivo “polico partidario” com os demenbramento surjira novas 4 vagas de senador duas de governador, etc. essa e a minha tese, qal a sua?

  6. Concordo com os argumentos de Nazaré Freitas e acrescento que com a dvisão a conta vai crescer, multiplicada por três e com a mesma receita. Não vai sobrar nada para o povo de lá que não seja eleito para algum cargo ou nomeado ou concursado.
    Deve estar faltando espaço para político desmandatado. Outro ponto, se é pela unidade da floresta, então o pretendido Tapajós deve ser anexado ao Amazonas. aguardem o resultado em 11 de dezembro e depois a conta no país inteiro por longos anos.
    Vamos aproveitar e discutir a redução do número mínimo de deputados por unidade da federação e dos senadores para dois por estado. Quero ver eles toparem.

  7. Concordo com Nazaré Freitas e Alfredo Filho.

    Isso é invenção de gente que quer roubar mais o dinheiro público.

  8. eu sou Rosalba emoro em Óbidos eu sou a favor da divisão, pois só assim vamos ter melhoria na educação, na saúde e entre outros meios fundamentais..
    so assim vamos ter proposta de emprego melhor.

  9. Concordo com a Nazaré Freitas, com o Alfredo Filho e o Glândio Xavier. Apesar de não ser paraense, morei 15 anos no Pará, e sou totalmente contra a divisão do Estado. Como já dito antes, a divisão enfraquecerá o Estado como um todo…o que se precisa mudar são as políticas de administração dos recursos públicos. Pra mim, é manobra dos políticos mais interessados em criar mais cargos, e consequentemente, mais formas de desviar o dinheiro público. Não à divisão do Pará!!

  10. Estou a favor da divisão, pois a parte de tapajos e carajas é esquecida,sem estrada, sem saude, sem educação… A renda é destinada a maior parte a Belém e suas cidades metropolitanas, e com divisão talvez melhore nossas vidas, nessa região esquecida.

  11. ESSE É O PROBLEMA TALVEZ, NÃO PODE SER TALVEZ!!! TEMOS QUE TER CERTEZA DO QUE VAI ACONTECER SE DIVIDIREM O PARA.

  12. Eu sou contra o desmenbramento do estado do Para, pois as riquesas ficaria concentratas no estado do Tapajos, o Para ficaria com as industrias e o Tapajos ficaria com com nada pois eles seriam um estado pobre e não conseguiriam proteger as florestas e os rios. Claro que isso eh mais um jogo desses politicos ftp para tirar o dinheiro do povo

  13. Pessoal, são inúmeros pontos críticos ( e políticos ), moro em SP, conheço Belém e tenho amigos lá mas devo concordar com a Lara, não pode existir TALVEZ.

  14. ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………… Eu não vejo a hora de sair essa divisão do Pará. Tá demorando de mais!!!
    mais noticias é só acessar http://www.ac201119.webs.com ou no google Portal de Porto Lemos

  15. BOA NOITE PARA TODOS,OU BOM DIA COMO QUEIRA,BOM ESTE E UM PROBLEMA PARA QUEM ENTENDE,EU CONFESSO QUE NÃO ENTENDO DE DESMENBRAMENTO TERRITORIAL,MAS SEI QUE NO QUE EU PUDER AJUDAR OS ESTADOS EU AJUDAREI,NEM QUE EU TENHA QUE VENDER TODO MEU PATRIMONIO AQUI NO GOIAS PARA IR PARA QUAUQUER UM DOS ESTADOS, EU IREI CONTRIBUIR COM ELES.SAUDASÕE A TODOS ,E QUE DEUS O TODO PODEROSO JESUS ELUMINE A TODOS OS GOVERNANTES PARA UM SABIA PARTILHA AMEM.

  16. Concordo com Nazaré Freitas, na minha opinião é uma questão de falta de vontade política para alavancar o crescimento da região, o mesmo ingrediente que acomete a maior parte dos Estados do Brasil. Fazer circular as riquezas em todo o estado, intercâmbio de seus produtos peculiares fará promover a União da região tendo em vista o seu crescimento, apoiado por uma boa infraestrutura de transportes e educação, por exemplo. No dia 11, vamos dizer não a essa separação descabida!

  17. Gente eu sou de Eldorado do Carajas mas ja morei em Anapu e Altamira e posso falar sem medo de errar que nos estamos esquecidos pelo governo do estado pra mim a maior prova disso e a transamazonica que nao se pode nem chamar de rodovia devido as suas mas condicoes e a saude tem gente morrendo por falta de anbulancias gente vamos ve o lado dos outros desmenbramento ja essa foi a melhor ideia mas nao vamos esquecer de eleger politicos de vergonha ou entao vai ser um prato cheio pra corrupcao …

  18. isso é palhaçada. quanto isso irá custar ao cofre publico?
    a quem interessa isso?
    será que vai ser preciso mais uma vez, fazer outro anexo do congresso pra maber mais trocentos novos deputaods e senadores inuteis.
    nos não ja pagamos caro demais por essas administrações caras e ineficientes.
    acredito. que se por na balança o custo beneficio disso…
    temos é que botar os politicos pra trabalhar e nos livrar desse cancer social que é a polica brasileira.
    queremos é um plebicito pra se reduzir o numero de parlamentares e a redução do custo desses caras.
    paraenses. digão não a mais essa palhaçada

  19. Sou paraense, estou residindo atualmente no rio de Janeiro e sou contra o desmembramento. Creio que uma gestão melhor por parte do governo estadual e um olhar com mais carinho por parte do governo Federal, seria a solução para as desigualdades que hoje estão acontecendo com as cidades envolvidas.

  20. É sempre assim noticias do Pará é só coisas ruins:
    Campeão em desmatamento
    Campeão em prostituição infantil
    Trabalho escravo
    Violência
    Os noticiários, dos jornais dos outros Estados,
    fazem sempre uma operação “pente fino”
    a buscar somente coisas ruins aqui do nosso estado.
    agora, para sacramentar de vez com a moral
    do nosso querido Pará, querem diminuí-lo e ainda torná-lo menor do que os
    outros possíveis Estados: Tapajós e Carajás.
    Quem inventou isso, brevemente vai dividir o
    Estado do Amazônas em: Amazonas and U.S.A Amazon BAAAHHH

  21. Acredito que não é necessário dividir o Pará correndo entre outros riscos de aumentar a degradação ambiental ao explorar o Bioma mais importante do Brasil ” Floresta Amazônica”. Basta que nossos gestores governem com honestidade, organização e competência.
    Gheny Meireles

  22. Pena quem pensar q a divião vai melhora, se até hoje eles acham que ñ melhorou q são politicos do nosso Estado, imaginão os politicos de fora, como sempre o povo acha, e decide sempre errado, vamos ver se dessa vez eles acertam, NÃO A DIVISÃO DO PARÁ

  23. queria sabe quem foi o pilantra q em ventou isso ai em ???
    acorda pra vida rapar. nuca que vamos aceita a divisão do pará,

  24. por que nao seguimos proposta a divisao de estados de 1993 por Andre Roberto martin, eu aposto que nenhum politico ou partido apoiaria , seria bom para o povo, sociedae , mais para os politicos nao , tai uma votacao que nem o comgresso quer.

  25. O tamanho do bolo não importa, o que importa é que todos possam dele se alimentar.

  26. eu nao so a favor mesmo nao podendo votar pois eles vão emfrentar varias mudanças e problemas e amazonia é maior do que o pará

  27. Sou Paraense de Juruti-PÁ e moro em Manaus e sou a favor da divisão pois devido a grande extenção territorial essas regiões do Tapajós e Carajás são esquecidas em termos de benefícos governamental os politicos governantes do atual estado do Pará só se lembram do povo dessas regiõe na época de eleição prometendo mundos e fundos de benefícios de melhorías de vída mas depois que se elégem esquécem e esse povo continuam no mesmo sofrimento de sempre.Não é atôa que muitas pessoas dessas regiões do Tapajós e Carajás acabam migrando para Manaus em busca de uma oportunidade de trabálho e um bom emprego pra ter uma renda de sustento para família e eu tambem sou uma dessas pessoas e graças a Deus que consegui e sou grato a Deus e a Cidade de Manaus-Am porque aqui eu conseguí me estabelecer tenho minha casa própria uma boa renda para sustentar minha familia. Sei que as coisas não vão mudar e melhorar de uma hora p/ outra mas confio em Deus q essa divisão vai melhorar muito para o povo dessas regiõe esquecidas pelos governantes do atual estado do Pará.

  28. Não sou do Pará, mas gostaria de saber, quantos deputados estaduais e federais, contingente de serviço publico para fazer funcionar os novos estados, de onde vai sair esse dinheiro?, seria do povo do Parä que ja não tem tanto assim?. As riquezas do minërio ficaria com carajäs? e os outros amargariam a pobresa, ou esplorariam exageradamente o turismo? Ultima pregunta: a quem a divisão beneficiaria de verdade? A popu;ação ou um seleto grupinho elitista?

  29. Na hora de fazer as besteiras, ninguém se importa se vai afetar a natureza ou não. Vocês que moram perto da capital são favorecidos, têm hospitais, estrada, educação.. tudo perto! Agora imagina, você dentro de uma ambulância, com risco de perder a vida, e não poder ir pra lugar algum porque não tem estrada, principalmente em época de inverno. Eu por exemplo já fiquei noites e noites com o ônibus/carro atolado na transamazônica. Imagina aí se você tivesse doente nessa situação. Se um de vocês que estão falando que são contra, tivesse a oportunidade de conhecer a região afetada, tenho certeza que mudaria de opinião!

  30. As pessoas que são contra a divisão do Pará em Tapajos e Carajás certamente não moram nestas regiões. vocês sabem o que é viver em lugar em que não exista a presença do governo, se vocês moracem aqui nestas regiões vocês com toda certeza mudaria de opiniões. voces sabia que a cidade mas violenta do pais segundo o IBGE fica aqui nesta região, não só a primeira mais a segunda também, vocês sabe que a cidade que teve a pior nota do ENEM no ano passado fica aqui nesta região, vocês sabem que aqui tem a cidade com o pior acesso a internert, vocês sabem que a cidade do país que tem o maior índice de morte no campo do país fica aqui nesta nesta região, vocês sabem que aqui nesta região não existem um hospital público que tem uma UTI neo-natal, vocês sabem que o maior Índice de postitução infantil do pais fica aqui nesta região. Isto e outras coisas piores só existem aqui porque não existe a presença do governo nesta região não só deste governo atual mas de todos os governos que já passaram pelo poder, para eles essas regiões não fazem partes do Pará atual.então pessoal antes de vocês opinarem contra a divisão conheça primeiramente a região e depois façam seus julgamento se nós não merecemos nos libertar-mos. Se nós não merecemos viver com um pouco de dignidade, humanidade.

  31. Me chamo Adriano Araujo e moro em Belém e sou a favor da divisão do estado pois o Pará é grande em extensão e o povo que mora na região do Tapajós e Carajás estão abandonados minha mãe mora em Rondon do Pará a 600 km da capital as Vezes ela pracisa de ir ao hospital ela tem que viajar 10 hs até Belém eu sou a favor da divisão do estado.

  32. O Estado do Pará é imenso, o qual o torna bastante difícil de governá-lo. Sendo assim, sou favorável a divisão do Pará, mas antes de fazê-lo, tem de haver um planejamento para saber se os novos Estados terão condições de se auto-sustentar, pois caso contrário essa idéia se tornará inviável aos cofres do Governo.
    Só não entendi o motivo pelo qual o futuro Estado Tapajós ficaria com 58% do território, Carajás com 25% e Pará com 17%.
    Na minha opinião, o Estado do Pará deveria ser dividido em 4 (quatro) estados e cada um com 25% do território, pois assim a divisão seria mais honesta e muito mais fácil de governar.
    Assim como o Estado do Pará, os Estados do Amazonas, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais deveriam também ser divididos para uma melhor administração, sendo o Amazonas dividido em 4 (quatro) e os demais em 2 (dois) tendo em vista o tamanho do território.

  33. O Para, por ser um estado muito grande e tambem ter um dos quadro de funcionarios publicos mais corruptos do Brasil, incluindo neste a classe politica estando ou não no poder, tem muitas REGIÕES ABANDONADA É SEM NENHUM TIPO DE GOVERNO, essa historia de que vai ser mais governadores, mais juizes, etc., é a na verdade a solução, vao ter que trabalhar pelos novos estados, fazendo hospitais, escolas, estradas porque não vão ter outra opção, AQUI NÃO TEM NADA, APESAR DA RIQUEZA MINERAL E AGRARIA, TUDO QUE É PRODUZIDO AQUI, VAI PARA BELEM, para ca só prmessas em epocas de campanha, porque depois disso nnem sequer visitar essas regiões os politicos vem, em epoca de chuva, tem muitos lugares que fica isolado do resto do mundo porque o trasporte é feito por estradas aberta de qualquer jeito no meio das matas, não tem pontes, e os rios lagos, corregos, igarapes enchem muito não permitindo o trafego, e quando as aguas baixam fica dificil o acesso porque a enchente acabou com o que se chamam por la de estradas, ficando no lugar abismos, buracos, valas, etc. tudo que ser levado para a região em lombo de animais. Em muitos lugares A LEI COMO ESTA ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO NÃO EXISTE, esta nas mãos de que tem mais dinheiro, e mais armas, FALO ISSO PORQUE MORO AQUI, NÃO ESTOU LENDO CARTINHAS de quem viveu em um tempo que nem existia uma democracia por aqui, nem OUVINDO NENHUM CONTADOR DE HISTORIA, E ISSO NÃO É COISA DO PASSADO, É O QUE ACONTECE AGORA.

    Tudo o que queremos é ter alguem que realmente governe essa região, outros que realmente mandem recursos para ca, e juizes que cuidem para que possamos ter leis como o resto do Pais e implante a Constituição aqui tambem.

  34. em vez da divisao porque nao a uniao. e so os politicos do para tomare vergonha na cara e trabalharem pelo nosso estado que tao grande e rico, agora falam em divisao pra que para roubarem mais do que ja roubam, com tantos recursos que e liberados pro estado e nao aparece na saude na educaçao,segurança entre outras. veja bem a quem interresa esta divisao.

  35. Eu só gostaria de saber das pessoas que são a favor q moram nas regioes menos favorecidas sem hospitais, com pessimas estradas qual a garantia que eles tem que com a divisao vai ficar mais facil para os governantes sanar os problemas existentes? o problema não é a extensao do territorio e sim a falta de interesse politico. Dividir o estado, diminuir a area administrada não muda em nada se os governantes não assumirem o dever deles, a regiao menos desenvolvida vai continuar na mesma. Ou vcs acham que estes problemas não é do conhecimento do governo estadual e federal a simples divisao vai fazer eles trabalharem rumo ao progresso??

  36. QUEM NÃO ESTÁ “PROS LADOS DAQUI”, PIMENTA NOS OUTROS É REFRESCO!!!
    AS PESSÔAS QUE DESLUMBRAM A DIVISÃO DO PARÁ, ABANDONADAS À PRÓPRIA SORTE, ÀS MARGENS DA FEDERAÇÃO POR MUITAS DÉCADAS, SIMPLESMENTE CANSARAM DE ESPERAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DESSES POLÍTICOS DESONESTOS E CORRUPTOS DO PARÁ, SALVO MUITO POUCOS, E MESMO ASSIM, ENTRE ESTES, HÁ OS QUE NÃO RESISTEM E ACABAM SENDO ATRAÍDOS E ABDUSIDOS DE SUAS CONVICÇÕES ALTRUÍSTAS POR GOVERNANTES TRAÍRAS DO NOSSO ESTADO, NA REALIDADE PARECIDO MAIS COM UMA PROVÍNCIA EM PLENO SÉC 21 QUE PROPRIAMENTE UM ESTADO. UM POVO SEM ESPECTATIVAS, QUE NO SEU COTIDIANO, DE CERTA FORMA, SÓ FAZ PRESENCIAR (ACIMA DA MÉDIA NACIONAL) HOMICÍDIOS NA ÁREA RURAL E URBANA, FALTA DE EMPREGO, EDUCAÇÃO SUCATEADA, DESVIO DE VERBAS E CORRUPÇÃO NA ALEPA ETC, ETC, ETC….UM BANDO DE POLÍTICOS DESPREPARADOS E MERCENÁRIOS, ONDE POVO, NA REALIDADE, SEM INSTRUÇÃO OS ELEGERAM PARA GOVERNAR O ESTADO. ACREDITO QUE A DIVISÃO SERÁ UM MOMENTO DEMOCRÁTICO MARCANTE, ATÉ REVOLUCIONÁRIO PARA OS CIDADÃOS DESSES RINCÕES DO PARÁ. TALVEZ A ÚNICA CHANCE DO POVO “DO LADO DE LÁ” DE SONHAR COM UM FUTURO MELHOR PROS SEUS FILHOS NETOS ETC.
    UMA COISA É CERTA, SE A DIVISÃO NÃO ACONTECER SERÃO MAIS DÉCADAS DE ESQUECIMENTOS POR PARTE DESSES GOVERNANTES E AS CONSEQUENCIAS ? BEM, TODOS NÓS JÁ SABEMOS: O REPETECO DE UM LONGO FILME QUE JÁ VIMOS ANTES!! DIGO SIM, O PARÁ TEM QUE SER DIVIDIDO!! SÓ NÓS “DESSES LADOS” SABEMOS O QUE PASSAMOS….NÃO TENHAMOS MEDO DE ERRAR, DIVISÃO JÁ!!! COMO CITEI: “PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO”!!!!

  37. pessoas que querem dividir nosso estado (Pará), peguem a casa de vcs e dividam com os menos favorecidos…

  38. quando belém, não foi escolhida para ser a sub sede pra copa do mundo da fifa, muitos ignorantes falaram que foi uma decisão politica. se formos analisarmos os critérios de seleção das cidades veremos que foi uma decisão capitalista. igualmente a que está acontecendo agora no pará. muitos estados no brasil nesse momento estão passando por um processo de fragmentação,mas só o pará está em evidência.pq?.pq gente, o pará é o estado mais rico em recursos naturais do planeta e os capitalistas não podem deixar toda essa riqueza nas mãos de indios. por isso o capitalismo precisa gerenciar toda essa riqueza.e os politicos aproveitam esse momento para tirar vantagens nesse processo.É díficil vencermos o capitalismo, mas unidos temos chance de vencer esse sistema perverso.

  39. Os separatistas que querem a divisão do nosso Estado do Pará são os mesmo que tentaram separar a região sul do Brasil.Mercenários, destruidores das riquezas naturais.Eles não conhecem o espírito cabano dos paraenses estejam eles em qualquer recanto deste grandioso território. Esta na hora de invocarmos os Angelins,os Vinagres,os Batistas Campos e sepultarmos estas ideias alienígenas
    João Mauricio de Queiroz Freitas.Eng° Agrônomo Ms em planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA

  40. São coisas que só acontece no Brasil, vejam que o povo vota em Deputados, Senadores e outros, para serem representados por eles, quando aparece uma idiotice dessas, de tentar dividir um Estado, eles os congressistas, jogam para o povo o abacaxi. absurdos desta natureza o congresso tinha logo era que vetar, milhões serão gastos com essa palhaçada e o setor de saúde com carências, educação quase falida, violência desenfreada, vamos gastar nosso dinheiro com responsabilidade seus bando de caras de pau.

  41. caros amigos ;paraenses e a todos os brasileiros ja usamos aquela memoravel frase onde diz: a união faz a força . Problemas temos em todas as regiões do brasil e consequentemente o pará não estaria livre dos mesmos sou contra a divisão do nosso estado o que precisamos é de politicos serios e compromissados com o povo paraense .Quando falamos de governo de estado não lembramos dos nossos governantes mais próximos ao qual conhecemos mais de perto,trocamos nosso voto por favores digamos assim…trocamos por atos que serão desastrosos no futuro; esse é o reflexo da politica brasileira .Dia 11 teremos o futuro do nosso estado em nossas mãos, o nosso futuro seja vc morador do sul ou do norte do estado ,somos o pulmão do mundo,somos ricos e querem tomar nossas riquezas,somos indios mas temos dignidade . “a união do pará sempre fara a força ” .voto NÃO A DIVISÃO DO PARÁ “

  42. aumentar o número de políticos é fortalecer:o interesses deles, emperrar o aumento real de salários,é não melhorar padrões de vida de educadores etc. É lamentável que Paulo Amorim esqueceu de como a RECORD cresceu , parece que o mesmo não entende nem de economia que é sua área : Lei Candir, essa lei não possibilita crescimento, não temos investimento maciço de industrias auto-mobilística, naval, o que falta é diminuir a capetagem que existe por trás de qualquer divisão (aquele que não ajunta ele espalha) ele não é de DE”S

  43. Ola eu sou natural de Terra Santa – PA e moro em manaus. Gente eu concordo com algumas pessoas à respeito do não atendimento de ambulancias, educação e outros fatores. Mas discordo que o nosso Pará seja dividido. Nosso estado tem capacidade de vencer sim, sendo apenas o Pará, o que falta são autoridades competentes para a melhoria da população, e não a divisão do estado. O Pará é um dos estados mas ricos do país, o que falta é uma boa administração para que haja mas saúde, educação e etc…

  44. Tenho 20 anos, sempre morrei aqui no sul do Pará, sou a favor da divisão do estado, porque a cidade onde morro é uma das melhores do estado em relação a economia, tem varias empresas grandes, bastante trabalho… porém quando o assunto é desenvolvimento a cidade é uma merda, não tem água, saneamento, os hospitais é um verdadeiro caos… Agora eu me pergunto pra onde vai o dinheiro publico, por que não é investido aqui na nossa cidade? em nenhuma cidade do mundo nem país vai existi políticos que realmente se emponta com a sociedade, todos só olha pro seus bolsos, então não adianta tenta acha os políticos que querem nos ajudar por que não vamos encontra… Talvez sendo menor o estado é mais fácil ser governado. Não adianta compara Sergipe e Alagoas com o estado do Pará, com toda diferença em economia as duas cidades ganham do estado do Pará com tanta riqueza e é uma vergonha..

  45. Bom dia pessoal, sou de Goiânia e morei 10 anos em Belém sem duvida como todos já comentaram esse assunto da muito “Pano pra manga” mais pelo que tenho converçado com amigos que ainda residem no estado principalmete em Belém e venho acompanhando sobre esse assunto sou da seguinte opinião. Muitos que se dizem paraenses de verdade não conhecem por exemplo Alter do Chão que é um lugar maravilhoso, o que quero dizer com isso que não tem a mínima ideia da dificuldade de pessoas que moram em lugares completamente esquecidos pelos Governos (anterior, atual e futuro) não sabem o que é não ter o mínimo de saneamento básico para sobreviver, não ter estradas dentre outras coisas. Gente nossa mata esta sendo devastada muito em função de não ter uma fiscalização o estado é GIGANTESCO, não tem como governar ele por intereiro. Então vamos analisar melhor o porque da não divisão do estado. Sou completamente A FAVOR

  46. boa noite a pessoal, eu acho muita falta de considerasao de alguem que mora nesses bairro de classe baixa assim como eu moro tem coragem de vota nao pois e o sim que pode fazer melhorar alguma coisa .se esperamos so pelo os governante do para nunca vao fazer nada por nos,eu simsimsimsimsim………..

  47. vamos vota sim.esse e nosso dever …

  48. Sou a favor da divisão. Moro em Palmas – Tocantins… e sei que a divisão vai ser bom para aquelas duas regiões que são esquecidas… O dinheiro do minerio vai para a capital… pro poder publico.. e nao volta para região de onde veio…. divide logo!!!!!

  49. moça. a senhora esta sendo muito imediatista. como se tem uma dor de cabeça. temos que investigar o motivo e não cortar a cabeça fora.
    todo o nosso cancer, está na compra ou troca de votos. sei que os politicos que temos são a nossa cara. sempre àvido por vantagens.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *