A importância da Geoquímica

A Geoquímica é uma ciência cada vez mais fundamental para compreender as causas das mudanças climáticas e ambientais e seus desdobramentos econômicos, ambientais e jurídicos.

Para abordar um pouco mais sobre este assunto, assim como o impacto do homem nos processos biogeoquímicos do planeta Terra, convidamos o Geraldo Mario Rohde, Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador da Cientec, em que, atualmente, é Gerente do Departamento de Meio Ambiente, e autor do livro Geoquímica ambiental e estudos de impacto, parceria da Signus com a Oficina de Textos, para uma breve entrevista ao portal Comunitexto. Confira!

Comunitexto: O livro Geoquímica ambiental e estudos de impacto já está na quarta edição. Quais são os diferenciais que podemos esperar para esta edição?

Geraldo Mario Rohde: é uma verdadeira vitória para um livro técnico atingir a 4ª edição no Brasil.  Esta edição teve uma revisão geral e, assim, pequenas imperfeições e detalhes foram também corrigidos. A própria mudança para outra editora foi um fato muito relevante. Desta maneira, a nova edição vai atender as expectativas dos profissionais da área ambiental, tanto da geoquímica quanto dos EIAs-Rimas. Uma atualização profunda já havia sido feita quanto às normas e legislação na 3ª edição.

CT: A geoquímica é fundamental nas análises ambientais. Como ela permite compreender os desdobramentos econômicos, ambientais e jurídicos gerados pela interferência do homem nos ciclos biogeoquímicos do planeta?

GMR: Tendo em vista que a geoquímica é uma ciência fundamental para entender os fluxos e ciclos da Terra, tanto os externos quanto os internos, a ação dos seres humanos nos ciclos naturais aparece – em sua magnitude e qualificação – quando abordada pela geoquímica ambiental. Deste entendimento saem algumas indicações quanto a tratados para o clima, contaminações ambientais etc. e, também, o entendimento dos danos ambientais causados e a responsabilização dos envolvidos.

CT: Como ela tem contribuído aqui no Brasil?

GMR: A geoquímica ambiental tem contribuído muito para entender os fenômenos de contaminações e poluições no Brasil. Cito apenas os exemplos no mercúrio nas águas fluviais, das emissões de usinas de geração de energia, as questões referentes à mineração e igualmente aos impactos das queimadas de florestas e campos.  De outra forma, a geoquímica ambiental também contribui, em muito, para o entendimento de problemas de saúde pública, tal como a abundância do flúor nas águas fluviais e a necessidade (ou não) da adição deste elemento nas águas destinadas ao uso humano no Brasil.

CT: Como está o mercado para os profissionais de Geoquímica?

GMR: O mercado de trabalho das geociências, devido à crescente demanda por trabalhos ambientais, enfoques sistêmicos e complexos, possui um mercado muito aberto e com muitas oportunidades. Mas há que se explorar as verdadeiras oportunidades com um posicionamento de entender mais os fenômenos de forma, global, complexa e abrangente.  As geociências e, em especial, a geoquímica, permitem entender os fenômenos desta maneira.

CT: Quais são as principais dicas para os alunos que pretendem entrar neste mercado?

GMR: A principal dica é procurar entender as globalidades, a complexidade, olhar para o ambiente de forma abrangente e sistêmica. O conhecimento de geologia e de química é igualmente fundamental, pois a geoquímica é o entendimento dos fluxos de elementos em escala geológica e planetária.  As ferramentas digitais, como o GPS, a fotografia, a internet e o SIG são básicas para qualquer geociência e, portanto, também devem fazer parte do conhecimento de um bom geoquímico.

Tudo a ver

A obra Geoquímica ambiental e estudos de impacto aborda temas atuais como monitoramento, avaliação de impacto, legislação ambiental e estudos cartográficos, climáticos, geomorfológicos, geológicos e hidrológicos.

Feita em parceria com a Signus, o livro fornecerá material fundamental para profissionais e estudantes que atuam na área ambiental, como consultores, pesquisadores e responsáveis pela área de Meio Ambiente em empresas e órgãos públicos.

Fique de olho nos lançamentos e não perca a oportunidade de adquirir o Geoquímica ambiental e estudos de impacto!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *