A importância do estudo da Climatologia

Nesta semana o Comunitexto convidou Ercília Torres,  autora do lançamento Climatologia fácil,  para escrever  sobre o aprendizado de Climatologia. Confira abaixo!    

Quando aprendemos algo sem saber o porquê, principalmente na escola ou na faculdade, costumamos atribuir esse “porque” ao fato de ser uma obrigação acadêmica, o que se torna, muitas vezes, apenas algo mais para ser memorizado e depois esquecido. Porém, quando conseguimos vincular aquilo que aprendemos à nossa realidade, o interesse no assunto cresce. Ao estudarmos algo que é por nós vivenciado, são muito maiores as chances de o aprendizado se tornar mais efetivo. Sabemos que, embora a Climatologia seja um assunto que cada vez mais desperta o interesse das pessoas, o elevado nível teórico que o seu estudo demanda, dificulta o entendimento e a enquadra nas disciplinas consideradas complicadas. Para nos livrarmos desse rótulo, é preciso rever se as estratégias de ensino da Climatologia, como hoje são aplicadas, estão fazendo com que essa disciplina seja interessante para o aluno. O que observamos nas escolas é uma grande dificuldade dos alunos em compreender conceitos da Climatologia, abstratos para muitos, com base apenas em aulas teóricas mecânicas.
Memorizar os nomes, a posição dos centros planetários de pressão atmosférica (alta polar, baixa subpolar, alta subtropical e baixa equatorial), as células de circulação e ventos planetários (ventos Alísios, ventos de Oeste e ventos Polares) pode não ser tão difícil, mas certamente, algum tempo depois você não se lembrará mais desses nomes.
Assim, se os professores conseguirem lançar mão de recursos didáticos que façam os alunos se aproximarem da realidade, será mais fácil para o aprendizado da Climatologia. Além disso, precisamos ter consciência de que vivemos os fenômenos da Climatologia todos os dias da nossa vida. Por exemplo, ao passar frio pela manhã e calor à tarde; ao reclamarmos da roupa que não seca no varal ou ao ficarmos presos em um engarrafamento por causa da chuva torrencial do fim de tarde.
Não seria interessante saber o porquê de cada um desses fenômenos?

Para saber mais, clique aqui

2 Comentários

  1. Adquiri e estou lendo o livro Climatologia Fácil da Prof. Ercilia. Trata-se de um belo material, trabalha os assuntos relacionados ao tempo e ao clima de forma a levar ao leitor(a) a relacionar o que está lendo com o seu cotidiano. Assim, para entender o que se passa na relação superfície/atmosfera, com seus vários fenômenos advindos dessa relação, e como esses interferem na nossa vida, é suma importância estudarmos o tempo e o clima. Parabéns a Prof. Ercilia pela forma como trabalhou a climatologia/ensino no seu texto.

  2. Bastante importante o estudo da climatologia para interpretar vários fenômenos ligados ao clima. Varias actividades realizadas pelo Homem dependem do clima ai a importância de seu estudo. Podem mandar no meu email qual informação que tiverem relacionada com o clima.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *