A qualidade do ar nas grandes cidades

Rio de Janeiro está mais poluído que São Paulo

No início desta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório sobre poluição atmosférica nas grandes cidades ao redor do mundo. A cidade do Rio de Janeiro ocupa a 114ª posição no ranking das mais poluídas, com índices três vezes acima dos níveis recomendados. O Rio superou inclusive a cidade de São Paulo, que está em 268º lugar, de acordo com o estudo.

Uma das principais causas da poluição do ar é a fumaça de fábricas

No Brasil se destacam Belo Horizonte, Curitiba e a região do Pontal do Paranapanema, com a taxa de poluição atmosférica abaixo da média (20 microgramas por metro cúbico). A pesquisa foi realizada em 1.100 cidades de 91 países, e coletou as taxas de poluição por capital e cidades com mais de 100 mil residentes. Nesse ranking, o Brasil está na 44ª posição.

A poluição do ar pode ser provocada pelos gases de escapamentos dos veículos, pela fumaça de fábricas e fuligem das usinas de carvão. De acordo com a OMS, a maioria das pessoas residentes nas grandes cidades sofre uma exposição média anual maior do que o recomendado. Segundo os dados do relatório, mais de dois milhões de pessoas morrem todos os anos devido às partículas presentes no ar poluído – que podem ainda desencadear problemas cardíacos e respiratórios

O Irã, Índia, Paquistão e Mongólia lideram o ranking de contaminação – a cidade iraniana de Ahvaz é a pior do ranking. Os países menos poluídos são Estados Unidos e Canadá.

O objetivo da OMS é a conscientização dos riscos à saúde causados pela poluição do ar e a execução de políticas efetivas para reverter a situação.

Livros sobre poluição à venda na loja online da Oficina de Textos (clique nas fotos para saber mais):

     

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *