ABNT restaura normas técnicas de acústica

Poluição sonora e ruídos são uma realidade constante para quem mora em zonas urbanas, grandes centros ou capitais.

Quando uma construção é feita, detalhes como a pressão sonora – em ambientes internos e externos – são avaliados por arquitetos, de forma a tentar promover maior conforto acústico para os indivíduos que integrarão o espaço planejado.

Com o passar dos anos, o aumento dos ruídos e construções com paredes mais “finas” e menos isolamento acústico, fizeram com que as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para esses fins se tornassem obsoletas e pouco eficientes.

Após perceber a necessidade da criação de um novo conjunto de normas, a ABNT decidiu iniciar um projeto para revisão dos termos prescritivos para ruídos, disponibilizando o documento publicamente para consulta e opiniões.

As normativas, que tinham mais de 10 anos, estão sendo revisadas pela Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações, do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Em conjunto, eles buscarão se adequar ao desenvolvimento tecnológico no setor e se atualizar em relação às inovações do novo século. A previsão é de que as novas normas sejam entregues até 2013. Juntamente a questão das normas, se integram os processos criativos dos arquitetos e designers, que também devem se adequar a esses termos para que seus projetos sejam viáveis.

Fonte: PINI Web

Tudo a ver:

Em uma construção, durante o processo de ajuste entre normas, processos e projetos, podem surgir alguns problemas, e assim como na arte, é preciso saber quando parar para construir uma solução adequada aos padrões, assim como apresenta o livro Como Arquitetos e Designers Pensam, retratando situações de impasses tanto práticos quanto de criação, termos de medição, critérios e avaliações ao projetar. Além disso, o título, escrito por Bryan Lawson, apresenta aspectos como os princípios condutores de um projeto e até mesmo as estratégias para se projetar. Para adquirir a obra que estuda os processos dos projetos e que te ajudará a resolver questões relacionadas ao universo da arquitetura, clique aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *