Ana Primavesi recebe o maior prêmio da agricultura orgânica

Ana Primavesi, pioneira da agroecologia, foi contemplada com o One World Award (mais importante prêmio da agricultura orgânica do mundo) pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam).

A engenheira agrônoma foi premiada pelo esforço e pioneirismo no movimento agroecológico no Brasil e na América Latina, defendendo há décadas a associação da produção de alimentos com a conservação ambiental do solo.

De acordo com a agrônoma, “produtividade no campo funciona assim: se você tem um solo e ele está estragado, naturalmente ele não vai produzir sem todas aquelas parafernálias químicas. Mas, se você tem um solo vivo, ele produz sim. Então, a questão é não trabalhar em solo morto, mas sim em solo vivo”.
Por mais de 60 anos ela se aperfeiçoa numa agronomia que não compete com as leis da natureza, respeitando o solo e os sinais que ele oferece.

Ana é responsável pela formação de três gerações de profissionais das ciências agrárias, e apresenta como princípio básico a adequação da produção agrícola ao respeito de cada agroecossistema. Muito do que ensina é proveniente de sua formação, pois na Universidade Rural de Viena, onde se formou nos anos 40, o enfoque do ensino era o mais próximo possível daquilo que prega até hoje: garantir às gerações futuras o alimento e a conservação do meio ambiente.


A agroecologia inicia com o conhecimento do solo, e para a introdução a essa ciência, recomendamos a leitura do livro 19 Lições de Pedologia, especialmente desenvolvido para os solos brasileiros. Iniciando com as rochas e minérios a obra descreve os processos de intemperismo que dão origem aos solos, abordando sua física, química e biologia. Aborda ainda as vantagens do plantio direto que conserva a palha e resíduos do plantio anterior, protegendo melhor o solo contra a erosão. Fundamenta e apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Clique aqui para conhecer mais sobre o livro. 

Fonte: O Estado de São Paulo

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *