Aprender e ensinar física pode ser prazeroso

Que professor nunca ouviu de um aluno uma reclamação de dificuldade em entender física seguida do questionamento “para que servirá no meu dia a dia”? Ou mesmo quem, enquanto estudante, não desejou que pudesse ser mais fácil aprender matérias de exatas?

O método de ensino de ciências exatas sempre foi uma dificuldade encontrada por professores de todos os lugares, mas felizmente essa preocupação está diminuindo, pois a tecnologia consegue tornar tudo menos sofrível para a nova geração. Quadro-negro e giz são palavras que tendem a ser esquecidas no cotidiano das crianças brasileiras.

O uso de ferramentas como o computador é fundamental para criar interatividade, auxiliar em pesquisas e até mesmo favorecer o ensino a distância, que, para algumas pessoas, pode ser uma forma mais interessante de aprender. Porém, em um país com dimensões territoriais continentais como o Brasil, o acesso à tecnologia nem sempre é possível ou fácil. O que fazer nessa situação?

Trazer exemplos da vida e da própria casa é algo que pode ser adotado para facilitar a compreensão e a necessidade dessa matéria: ligar qualquer aparelho eletrônico, um copo caindo no chão, o reflexo na água e até mesmo um gol feito em uma partida de futebol. Sim, futebol, que tanto interessa aos pequenos e também aos grandinhos.

Você já utilizou algum método diferente para ensinar física? Compartilhe conosco!

Ensinar física utilizando o esporte preferido dos brasileiros como referência é garantia de sucesso e aulas produtivas. Pensando nisso, a Editora Oficina de Textos lança o livro Física do Futebol, de Emico Okuno e Marcos Duarte. Clique aqui para comprar.

Física do Futebol é um livro paradidático inovador, que relaciona os conceitos de mecânica com o dia a dia do futebol. Repleto de exemplos práticos, biografias de físicos e jogadores famosos, o livro escala os craques da bola e da ciência para ensinar física de um modo interesse e inovador. Acompanhe o portal para saber do lançamento.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *