Arquitetura focada no usuário

A arquitetura, segundo o livro Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações, de Theo J. M. van der Voordt, Doutor em Segurança no Ambiente Construído e Professor-Associado do Departamento de Mercado Imobiliário e Promoção Habitacional da Faculdade de Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos), e Herman B. R. van Wegen, que trabalhou como pesquisador e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft antes de se aposentar em 2003, sempre teve como primeiro paradigma o aten­dimento às expectativas dos seus usuários, desde os aspectos relacionados à qualidade da habitação até a fruição estética de um espaço.

Apesar disso, fatores culturais, sociais e econômicos também norteiam os conceitos de projeto e, a escolha da forma, os aspectos que influenciam a imagem espacial, o tamanho, a escala e o ritmo da massa da edificação, a disposição espacial, a opção de cores e dos materiais utilizados. Todos estes aspectos que compõem um projeto precisam ser idealizados com o intuito de valorizar as funções da edificação. Confira abaixo um infográfico com as 4 funções, conforme apontado no Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações!

Infográfico: Função arquitetônica

As funções apontadas acima permitem que o arquiteto elabore um projeto que desenvolva um clima artificial e proteja os indivíduos da influência do tempo, de animais e de perigos relacionados a outros seres humanos (assaltos e outros tipos de violência). Além disso, a preocupação com estas funções permitem desenvolver uma estrutura funcional para a realização de diferentes atividades humanas. Dentro dos conceitos de função social, por exemplo, pode-se adicionar ao projeto a adoção de luz natural, em lugar da iluminação artificial em hospitais, fator que auxilia na recuperação da anestesia e melhora a condição física do paciente, ajudando ainda na absorção de vitaminas e sais minerais. Separamos um vídeo do TEDx, plataforma digital que visa compartilhar ideias, que trata um pouco sobre as funções da arquitetura, apontando como um ambiente construído com a preocupação voltada para os usuários impacta na vida social, confira:

Palestras sobre arquitetura centrada no usuário

Visando oferecer novas perspectivas relacionadas ao projetar pensando no comportamento dos usuários e à análise de habitações desenvolvidas com este foco, Theo van der Voordt ministrará diversas palestras gratuitas pelo Brasil. Confira a agenda e não perca estes eventos:

Agenda completa:

São Paulo

III Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído
Data: de 24 a 26/07/2013
Mesa Redonda 4: 25/07 às 18h30
Painel 6: 25/07 às 17h
Local: Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Endereço: Rua Elis Regina, 131, Cidade Universitária, Campinas, SP
Preços e mais informações: http://www.fec.unicamp.br/~sbqptic2013/

Conferência The added value of good buildings e sessão de autógrafos do livro “Arquitetura sob o Olhar do Usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações”.
Data: 29/07/2013
Horário: a partir das 10h
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Endereço: Rua Maranhão, 88, Butantã, São Paulo, SP.
Mais informações: http://www.fau.usp.br/eventos/theovandervoordt/index.html
Inscrições: http://bit.ly/13Ftjxd

Rio de Janeiro

Palestra gratuita para alunos da UFRJ e lançamento do livro “Arquitetura sob o Olhar do Usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações”.
Data: 17/07/2013
Horário: 14h
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ, Sala 445
Endereço: Av. Pedro Calmon, 550, Prédio da Reitoria, Ilha do Fundão  Rio de Janeiro, RJ
Mais informações e programação completa: rp@ofitexto.com.br

Palestra gratuita Projeto para prevenção de crime e lançamento do livro “Arquitetura sob o Olhar do Usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações”.
Data: 17/07/2013
Horário: 18h
Local: Clube de Engenharia
Endereço: Av. Rio Branco, 124, 22° andar, Auditório do Edifício Edison Passos, Rio de Janeiro, RJ

Rio Grande do Sul

Palestra gratuita e lançamento do livro “Arquitetura sob o Olhar do Usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações”.
Data: 18/07/2013
Horário: 18h30
Local: Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Auditório
Endereço: Rua Sarmento Leite, 320, Prédio 12103,
Bairro Farroupilha, Porto Alegre, RS
Mais informações: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquitetura-centrada-no-usuario-e-tema-de-palestra

Tudo a ver

O livro Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações, que conta com a apresentação de Sheila Walbe Ornstein, diretora do Museu Paulista da USP, aborda o processo de projeto e a importância da Arquitetura centrada no usuário. Escrito por Theo J. M. van der Voordt, Doutor em Segurança no Ambiente Construído e Professor-Associado do Departamento de Mercado Imobiliário e Promoção Habitacional da Faculdade de Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos), e Herman B. R. van Wegen, que trabalhou como pesquisador e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft antes de se aposentar em 2003, é  repleto de exemplos práticos e ilustrações explicativas.

Os assuntos que podem ser vistos nos capítulos da obra vão desde o programa de necessidades até a avaliação pós-ocupação, apresentando ainda uma perspectiva história da relação entre forma e função em diferentes abordagens arquitetônicas, com exemplos internacionais e brasileiros.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *