As 5 pontes estaiadas mais imponentes do Brasil

Uma das primeiras pontes estaiadas do mundo foi erguida em 1784 por um carpinteiro alemão de nome Löscher, na cidade de Fribourg, na Suíça.

No Brasil, este tipo de construção chegou bem mais tarde, devido aos custos elevados e pelas técnicas de construção empregadas neste tipo de obra não terem sido amplamente difundidas no País.

A primeira estaiada Brasileira foi inaugurada em 2002 e recebeu o nome de ponte estação Eng. Jamil Sabino, conhecida como Santo Amaro. Atualmente, as pontes estaiadas são vistas como cartões postais pelos países que as possuem e cada aspecto visual desejado tem uma variação arquitetônica, permitindo dispor os componentes estruturais de diversas maneiras. E para mostrar toda a beleza destas construções, separamos as 5 pontes estaiadas mais imponentes do Brasil para você se maravilhar. Confira abaixo:

Ponte  Octávio Frias de Oliveira

Inaugurada em 10 de maio de 2008, a ponte Octavio Frias de Oliveira se tornou um cartão postal de São Paulo. Situada no Brooklin, tem projeto de Catão Francisco Ribeiro e chama a atenção de motoristas por sua bela iluminação vermelha, azul e verde, que projeta diferentes combinações cromáticas na estrutura.

Ponte JK

Criada pelo famoso arquiteto Alexandre Chan, a Ponte Juscelino Kubitschek (conhecida como JK), parece flutuar sobre o lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002 virou um ícone de Brasília e destaca-se na paisagem da cidade.

Ponte Newton Navarro

Considerada a maior obra de engenharia do Rio Grande do Norte, esta ponte possui 1,8 km de extensão. Desenvolvida pelo arquiteto Mario de Miranda, recebeu este nome para homenagear o artista potiguar homônimo.

Ponte Construtor João Alves

Conhecida como Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, gerou controvérsias políticas por conta do nome, inspirado no pioneiro da construção civil João Alves. Com estrutura imponente e 1.800 metros, a ponte tornou-se importante marco turístico de Sergipe.

Ponte João Isidoro França

Situada no Piauí, foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina. Inaugurada em agosto de 2002, possui um Mirante no topo do único mastro central onde os estaios são sustentados.

Fonte: Uol

Gostou da matéria? Então vai adorar as teorias presentes nos livros Lições em Mecânica de Estruturas e Pontes de Concreto Armado.

Comentários

  1. A de sp e df sao bem inferiores as das metropoles proto regionais do ne em comprimento-imponencia mas sao colocadas em ultimas..ke patetico kk

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *