As maiores barragens do Brasil

Com o aperfeiçoamento das técnicas de construção de barragens, o Brasil passou a abrigar algumas das mais impressionantes estruturas do mundo.  E para mostrar um pouquinho da beleza das obras tupiniquins, separamos as cinco maiores barragens do País (em altura). Confira abaixo fotos e um pouco da história de cada uma:

Itaipu

Inaugurada em 5 de maio de 1984, é a maior usina geradora de energia do mundo e parte da lista das sete maravilhas do mundo moderno. A barragem desta usina tem 196 metros, tornando-a a mais alta do País.

Xingó

Instalada no Rio São Francisco, o principal da região nordestina, esta usina foi inaugurada em 1994. Fica atrás somente de Itaipu e tem barragem de enrocamento com face de concreto a montante com cerca de 140 m de altura máxima.

Foz do Areia

Situada no estado do Pará, foi a primeira usina instalada em Iguaçu. O projeto desta barragem também envolve enrocamento compactado e impermeabilização por face de concreto. Com 160m de altura, ocupa o terceiro lugar da lista.

Emborcação

Esta usina foi inaugurada em 1983 e recebeu o nome oficial de Usina Hidrelétrica Theodomiro Santiago, em homenagem ao fundador da Universidade Federal de Itajubá. Tem uma barragem com altura de 158 metros.

Serra da Mesa

A barragem da usina Serra da Mesa está situada no curso principal do rio Tocantins, em Goiás. O projeto foi elaborado usado enrocamento com núcleo de argila e tem altura de 154m.

Fonte: Portal de Ecologia Aquática da USP

Tudo a ver:
Se você quer saber tudo sobre barragens, viaje pelas obras da Editora Oficina de Textos. Vários livros como 100 Barragens Brasileiras, Instrumentação e Comportamento de Fundações de Barragens de ConcretoInstrumentação e Segurança de Barragens de Terra e EnrocamentoBarragens de Enrocamento com Face de Concreto e Geologia de Barragens abordam os diversos aspectos envolvidos no projeto, construção e segurança de barragens. Clique nos títulos acima e compre já o seu exemplar.

Comentários

  1. Foz do arreia está situada no Paraná, no rio iguaçu, e não no Pará!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *