Aspectos teóricos e práticos da utilização de SiGs

Mapas têm uma longa história de ferramenta poderosa em Geografia e em inúmeros outros ramos do conhecimento, remontando às aventuras da navegação e aos mapas secretos. As geotecnologias atuais oferecem perspectivas atraentes para a Geografia, suas informações e mapas. Este livro promove o elo da Geografia com geotecnologias.

Geoprocessamento sem Complicação atende à crescente popularização do sensoriamento remoto para aquisição de dados por meio das imagens de satélite, em programas televisivos e via Google Earth. Mostra desde a conceituação das bases de dados para a construção de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), a estrutura de um SIG, seu comportamento e suas principais funções, até as técnicas de geoprocessamento, sem descuidar da base cartográfica e dos critérios de decisão que alimentam o processamento.

Paulo Roberto Fitz é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Geografia Ambiental, mestrado em Sensoriamento Remoto e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, todos também pela UFRGS. Atualmente é professor adjunto, pesquisador e coordenador do curso de Geografia do Unilasalle – Centro Universitário La Salle.

Com caráter didático, o livro destina-se a estudantes e professores de Geografia, Cartografia, Meio Ambiente e todos os usuários de SIGs.

Gostou? Visite nossa livraria

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *