Atlas do espaço rural brasileiro

capa_atlasruralO Atlas do espaço rural brasileiro, lançado pelo IBGE,  coloca em destaque o enfoque geográfico que contextualiza e fornece um novo significado às velhas questões que envolvem a agricultura e o agrário no Brasil contemporâneo.

Para a elaboração dessa edição, foi fundamental o trabalho institucional conjunto, uma vez que a operacionalização dos novos conceitos do rural brasileiro passa, na atualidade, pela compreensão integrada não só das estatísticas levantadas pelo Censo Agropecuário 2006 e pelas pesquisas agropecuárias, populacionais e econômicas, como também das informações geográficas referentes às características territoriais, ambientais, de povoamento, localização, acessibilidade e fluxos.

Com efeito, a integração e abrangência temática é essencial para cumprir com fidelidade, nos dias de hoje, a missão do IBGE – Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania – e, portanto, dar conta da complexa realidade contemporânea do campo brasileiro, que supera em muito a leitura tradicional da divisão campo-cidade, dando ênfase às relações e continuidades geográficas estabelecidas nos dias atuais entre o rural e o urbano no Território Nacional.

A interpretação geográfica das informações agropecuárias produzidas pelo IBGE, em especial pelo Censo Agropecuário 2006, faz, assim, do Atlas do espaço rural brasileiro um projeto comprometido com uma perspectiva integrada da dinâmica socioeconômica do rural brasileiro contemporâneo. O conjunto de suas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet.

Para download clique aqui,

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *