Brasil receberá 20% do investimento mundial em mineração

De acordo com a pesquisa da consultoria internacional PriceWaterHouseCoopers (PWC), o Brasil receberá 20% de todo o investimento mundial em mineração até 2016.

Esta quantia representa US$ 75 bilhões de um total de US$ 400 bilhões, valor apurado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) junto às empresas do setor. Segundo a PWC, isto irá ocorrer por causa das medidas adotadas pelas mineradoras que visavam tornar a produção mais eficiente.

Estas ações têm o intuito de contrabalançar a elevação do custo operacional em relação à lucratividade e foram adotadas visando os novos parâmetros de mineração que irão surgir no País. De acordo com a consultoria, as mineradoras estão mais seletivas em seus projetos e comercializando ativos que não integram o “core business”, de modo a se dedicarem com mais eficiência à sua atividade principal.

Entre as estimativas positivas para o setor, também está o aquecimento deste mercado com a retomada do crescimento global. O estudo apontou que isso acontecerá nos próximos cinco anos, graças à reversão do cenário de recessão global.

Fonte: Portal EcoFinanças

Tudo a ver:

Para todos que se interessam pelo estudo de minerais e quais são os recursos disponíveis no Brasil, a leitura do livro “Minerais Comuns e de importância econômica, um manual fácil” é fundamental. Com esta obra produzida por Sebastião de Oliveira Menezes, você terá um excelente guia com explicações sobre a composição química e propriedades físicas destes bens naturais e produção desses recursos no Brasil.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *