Brasil terá 3 projetos expostos em Bienal de Arquitetura e Urbanismo

Desenvolvidos por escritórios paulistanos, três projetos de arquitetura (uma casa projetada e construída em São Paulo há dois anos, um edifício residencial também paulistano, e a Sede Nacional do SEBRAE, em Brasília) representarão o Brasil na 8ª Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, em Cádiz – Espanha, nos dias 10 a 14 de setembro.

A Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) consiste em uma iniciativa do governo da Espanha, consolidada pela realização de sete edições anteriores, para conhecer a atual situação e prospectiva da arquitetura e urbanismo na comunidade Ibero-Americana, buscando tornar-se referência em tal iniciativa.

As atividades básicas da Bienal giram em torno do reconhecimento de trajetórias profissionais e de obras significativas de arquitetura, ao ressaltar as melhores publicações do setor, premiar os trabalhos de investigação mais sobressalentes, e as melhores ideias de arquitetos e estudantes de arquitetura por meio de concursos na rede. A BIAU apresenta a seleção realizada pelos jurados representantes das diversas temáticas, que se verá refletida nos catálogos e exposições.

No total, foram 152 projetos inscritos, mas apenas 26 selecionados – entre esses os projetos brasileiros -, sendo que o principal é uma casa no Jardim Europa (foto ao lado) batizada de 4X30, em alusão às medidas do terreno. Tratou-se de um grande desafio seu projeto e construção, uma vez que o espaço era encravado entre outras residências e pouco iluminado.

Conheça os livros de nossa linha editorial de arquitetura clicando AQUI.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *