Célula de energia solar feita de carbono

Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram uma célula de energia solar feita inteiramente de carbono, visando baratear a produção de placas de energia solar.

A pesquisa foi publicada na última quarta-feira, no site do periódico “ACS Nano”, voltado para estudos de nanotecnologia.

Entre os benefícios que esta descoberta pode proporcionar está a flexibilidade dos protótipos de carbono, permitindo revestir superfícies como superfícies de carros, janelas de casas ou edifícios para gerar eletricidade. Outra vantagem está na facilidade de produção destas células de carbono, que não exigem máquinas nem ferramentas caras, ao contrário das placas solares atuais.

As placas que captam luz solar e transformam-na em energia existentes também são feitas com materiais caros, fator que inviabiliza muitas aplicações destes painéis para produção de energia limpa. Estas, também são rígidas e aplicadas em superfícies maiores como telhados.

A célula de carbono visa resolver todos estes problemas, mas ainda está em processo de aprimoramento, já que apresentou menor eficiência na absorção de energia solar em comparação com as placas convencionais.

Fonte: Ambiente Brasil

Curte ler sobre energia solar? Então vai adorar nossos livros De Sol a Sol: a energia no século XXI e Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *