Clima quente e mais queimadas

Estudos indicaram que, desde o início deste mês, foram identificados 24,5 mil focos de incêndio no País por causa da baixa umidade e alta temperatura típica dos meses de agosto e setembro.

Os números mostraram que os incêndios ocorridos neste ano superaram em 62% os registros do mesmo período do ano passado, mas apesar disto, metereologistas e órgãos do governo que monitoram as condições climáticas afirmaram que as temperaturas médias do País estão normais, podendo ser explicadas pela falta de chuvas.

Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) chegaram ao resultado após um mapeamento da situação em todos os estados Brasileiros, indicando um bloqueio atmosférico que impede a chegada de chuvas.

Em alguns estados não ocorre incidência de chuvas há 90 dias, e o cenário deve permanecer igual até o fim deste mês. Os especialistas realizaram previsões que indicam volumes significativos de chuvas somente na segunda quinzena de outubro, quando as condições irão atingir frequências normais.

Fonte: Terra

Tudo a ver:

Quer entender a influência do clima no mundo? Então vai adorar o livro Climatologia Fácil, que explica diversos fenômenos climáticos e como eles estão relacionados com vôos de asa delta, El Niños, e outras coisas. Para comprar, é só clicar aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *