Computadores Ópticos

Pesquisadores de empresas como IBM e acadêmicos do MIT tem investido cada vez mais em computadores que substituem os circuitos elétricos por feixes de luz.

Estas mudanças foram impulsionadas por uma necessidade de modernização destas máquinas, permitindo que acompanhem a evolução tecnológica e tragam ainda mais benefícios para quem as utiliza.

Por isso, a transmissão óptica ganhou destaque, considerando que permite aos computadores funcionarem na velocidade da luz. Trocando os fios de cobre por feixes de laser, é possível carregar informações em uma velocidade muito maior do que o usual.

Entre as facilidades destes projetos elaborados com sistemas ópticos, estão conexões de internet com capacidade de mover dados de aproximadamente 50GBPS, ou seja, 50 bilhões de bits por segundo, transferindo músicas em excelente qualidade ou filmes em HD em segundos.

Os computadores ópticos também eliminam o calor excessivo dos computadores e garante maior durabilidade ao equipamento. Isso ocorre porque as fibras tornam desnecessário o uso de correntes elétricas que esquentam os computadores conforme a necessidade de processamento de dados, mantendo a estrutura resfriada com maior facilidade. Outro atrativo desta tecnologia são os baixos custos de produção e comercialização. Com a disponibilidade de fibra óptica de alta velocidade, os fabricantes podem ousar no design e incrementar as vendas.

Com tantas vantagens, os estudos estão a todo o vapor e, neste ano, a Universidade da Pensilvânia anunciou a comprovação que os polaritons (partículas de energia) aumentam a força de acoplamento ao serem confinados em semicondutores em nanoescala, demonstrando um avanço promissor nesta área.

Embora ainda não existam previsões para que os computadores sejam elaborados somente com feixes de lasers, estes investimentos em pesquisas levantam especulações que estas máquinas farão parte da realidade em um futuro próximo.

Fonte: Tecmundo

Tudo a ver:

Gostou da matéria? Confira o livro Óptica, que apresenta os principais conceitos da Óptica para alunos de graduação em Física e Engenharias, cobrindo temas como Óptica Geométrica, propagação e polarização da luz, interferência da luz, tratamento da difração e holografia, além de uma introdução à propagação em meios anisotrópicos e à óptica não linear. Repleto de exemplos, problemas resolvidos e experimentos ilustrativos para consolidar os assuntos tratados.de Jaime Frejlich.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *