Congonhas instala painéis solares

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, inaugurou nesta última semana nove painéis de energia solar. A iniciativa faz parte de um projeto voltado para sustentabilidade, visando testar fontes de energia limpas e renováveis no aeroporto.

Os equipamentos irão abastecer diversas áreas, como o prédio dos bombeiros, a oficina de manutenção da Infraero, o terminal de passageiros de aviação geral, a iluminação de dois pátios gerais, guaritas e câmeras de vigilância.

Outro objetivo é o de reduzir o gasto em energia dessas áreas, considerando que os painéis geraram cerca de 255 quilowatts-hora (kWh) por mês em energia somente com a insolação média diária do local onde os equipamentos foram implantados.

O sistema também conta com um inversor que recebe a energia gerada pelos módulos solares em corrente contínua e converte em corrente alternada, que é sincronizada e injetada na rede elétrica. Este inversor tem o intuito de disponibilizar a energia gerada no quadro de iluminação da subestação, podendo ser usada em qualquer instalação elétrica conectada neste quadro.

Fonte: Terra

Achou esta notícia interessante? Confira nossos livros no assunto: Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede ElétricaDe Sol a Sol: Energia no Século XXI e Circuitos de Corrente Alternada.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *