Qualidade Ambiental na Habitação: a conquista de um prêmio!

capa_qualidade_ambientalO livro “Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação Pós-ocupação“, lançado em 2013 pela Oficina de Textos é o principal livro com esta temática e, portanto, leitura fundamental  para os profissionais projetistas, construtores preocupados com a qualidade de sua produção e pesquisadores da área de arquitetura engajados com a avaliação de desempenho e da satisfação do usuário.

Recentemente a conquista do prêmio melhor LIVRO ORGANIZADO ANPARQ 2014, reforçou ainda mais a qualidade desta excelente obra, resultado da união e da contribuições de alguns dos principais pesquisadores brasileiros e expoentes internacionais na área de avaliação pós-ocupação.

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, através do Prêmio ANPARQ, premia bienalmente pesquisadores em várias categorias reconhecendo e divulgando a produção científica de excelência na área de arquitetura e urbanismo.

O prêmio foi concedido durante o  III ENANPARQ, realizado entre os dias 20 e 24 de outubro de 2014 nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Sobre a ANPARQ

Criada em 2004, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação em âmbito nacional. Ela congrega programas de pós-graduação, entidades e pesquisadores individuais brasileiros que desenvolvam atividades de pesquisa e/ou ensino de pós-graduação de forma regular e sistemática na área de Arquitetura e Urbanismo. Suas finalidades básicas são estimular, apoiar e incentivar atividades inerentes à formação, à pesquisa, à cultura e ao desenvolvimento cultural e tecnológico da área de AU.

Sobre o livro

Em Qualidade Ambiental na Habitação a Avaliação Pós-Ocupação (APO) desfruta do papel principal na validação da qualidade do projeto. A obra é estruturada em três partes consecutivas, de forma didática. A primeira parte, os primeiros oito capítulos, formula os conceitos e avanços metodológicos na área, cujo rebatimento em aplicações práticas em empreendimentos habitacionais constitui a segunda parte, capítulos 9 a 13. A experiência internacional amplia o contexto da obra nos últimos três capítulos que a completam como terceira parte.

O livro oferece a projetistas, construtores, pesquisadores e estudantes as vertentes contemporâneas da APO no cenário nacional e internacional, valorizando o foco no usuário final da habitação e revelando preocupação constante com a qualidade do projeto e da construção. Os inúmeros exemplos provêm dos setores público e privado nos mais diversos contextos urbanos e regionais.

Para adquirir o livro, acesse aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *