Consumo de água provoca aumento do nível do mar

Um estudo da Universidade de Tóquio publicado na revista Nature Geoscience no último dia 20, revela que o consumo de água também é responsável pelo aumento do nível do mar.
De acordo com Yadu Pokhrei, chefe do estudo, no período entre 1961 e 2003 o nível dos mares aumentou 18 milímetros ao ano. O aumento do nível dos oceanos nas últimas décadas não é somente causado pelo degelo de glaciares e superfícies geladas nos círculos polares. A utilização da água pelos seres humanos, em diferentes atividades, como a irrigação na agricultura, o próprio armazenamento da água são responsáveis por quase metade do valor da subida dos oceanos nos últimos 40 anos.
Apesar de inicialmente o recuo do nível do mar ser quase imperceptível, o fato de uma quantidade elevada de água ser retirada e quase nunca reposta, pode provocar o esgotamento.
Segundo o estudo, o uso irracional da água subterrânea, sua captação nos reservatórios artificiais, o impacto das mudanças climáticas nas reservas terrestres de água e as perdas d’água em bacias fechadas, contribuíram para uma elevação do nível do mar, respondendo a cerca de 42% da alta observada.
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) calculou em 2007 que o nível dos oceanos aumentaria de 18 a 59 centímetros até o fim do século XXI. Porém, este cálculo ainda não é definitivo, pois não levou em consideração o potencial do derretimento do gelo, que pode ameaçar algumas cidades costeiras, caso seja mantida a tendência atual de aquecimento.

Comentários

  1. Engraçado é que existem ainda céticos que não acreditam que o nível do mar está subindo (p. ex.: Luiz Carlos B. Molion – UFAL, Ricardo Augusto Felício- USP, etc.).

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *