Contaminação, resíduos e risco de explosão

Indícios de contaminação no Shopping Center Norte

A notícia de liberação de gás metano proveniente de um lixão sobre o qual onde foi construído o Shopping Center Norte, foi um dos assuntos mais comentados da semana.

No dia 27 de setembro a Cetesb, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental da Prefeitura de São Paulo, interditou não somente o shopping, mas também o estacionamento, o Carrefour e o Lar Center, após detectar uma possível explosão no local.

Gás no Shopping Center Norte

Shopping Center Norte

Em nota oficial, divulgada no mesmo dia do pedido interdição, o Center Norte afirmou discordar da ação realizada pela prefeitura, afirmou que tem cumprindo as exigências da Cetesb relativas a questão ambiental, por meio do monitoramento diário da área, além de obras de drenagem para a exaustão do gás metano existente no solo.

De acordo com os especialistas, o gás metano não é tóxico, porém causa asfixia ao se misturar com o oxigênio. Além do metano, outro gás produzido pela decomposição de lixo orgânico é o ácido sulfídrico, que além de provocar mau cheiro, pode causar danos à saúde. Os impactos a longo prazo e os riscos associados aos lixões, mesmo os mais antigos, são exemplos de ameaças ao meio ambiente e à saúde pública.

Cerca de 120.000 pessoas frequentam o Center Norte nos finais de semana e a Cetesb optou por não interditar o local e cobrar multa diária de R$ 17.450,00 enquanto o problema não for sanado. Apesar da medida, diversos lojistas afirmam que o movimento no shopping está 40% abaixo do esperado nesta época do ano.

Explosão de aterro sanitário

Em abril deste ano, um aterro sanitário em Itaquaquecetuba explodiu e desmoronou, causando a interdição da Estrada do Ribeira. Na época foi noticiado que cerca de 150 toneladas de lixo acabaram se espalhando nas proximidades do local.

Lixão Itaquaquecetuba

Moradores e pessoas que estavam perto do aterro no momento do incidente informaram que alguns veículos passavam pelo local foram soterrados e área afetada pela explosão foi interditada.

O aterro de Itaquaquecetuba recebe lixo de pelo menos mais quatro cidades: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Somente no Estado de São Paulo a Cetesb cadastrou, até dezembro de 2010, 3.675 áreas contaminadas.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Saiba mais…

O livro Geotecnia Ambiental traz a primeira contribuição consolidada da Engenharia Geotécnica brasileira às mais contundentes questões ambientais urbanas do momento: lixo urbano e resíduos sólidos em geral — onde e como depositar?

Projeto, materiais e cuidados construtivos são apresentados, sem descuidar do monitoramento que acompanha a segurança dos aterros e auxilia o avanço do conhecimento e do encerramento da deposição. A contaminação e o transporte de poluentes em solos é outro tema relevante tratado nesta obra, com preocupação especial pelos aquíferos subterrâneos. As variadas soluções de remediação são apresentadas e sua eficiência discutida.

Barragens de rejeitos – usuais na importante atividade minerária brasileira – constituem o último grande tema do livro, enfocando aspectos geotécnicos e ambientais.

  

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *