Convite – Lançamento do livro 19 Lições de Pedologia

A pele da Terra

O último livro de Darwin, publicado em 1882, um ano o antes de sua morte, é o menos conhecido, tendo sido desdenhado por alguns críticos como um trabalho curioso de uma mente em decadência. O livro do famoso Darwin que também era fazendeiro, explora como o solo sob nossos pés cicla através dos corpos das minhocas e como estas conformaram os campos ingleses, como constatou em seus próprios campos que estiveram sem uso, ao retornar de sua viagem ao redor do mundo. Intrigado, começou a investigar se as minhocas poderiam gradualmente subir uma camada de solo novo. Seus contemporâneos o consideraram louco – um tolo obsecado com a ideia que o trabalho de minhocas poderia jamais levar a algo.

Medindo e pesando e usando referências em seus campos que estiveram parados desde 1841, bem como ruínas históricas, Darwin concluiu que as minhocas não apenas ajudavam a formar solo novo como contribuíam para deslocá-lo atuando nas formas da paisagem. Estudos recentes sobre a textura microscópica de solos no sudeste da Escócia e Ilhas Shetland confirmam as suspeitas de Darwin. O solo superficial em campos abandonados por centenas de anos consiste quase inteiramente de excrementos de minhocas com fragmentos de rocha. Como Darwin suspeitou, leva apenas alguns séculas às minhocas ararem exaustivamente o solo. Darwin via o solo como uma interface dinâmica entre rocha e vida.

O solo é verdadeiramente a pele da Terra – a fronteira entre geologia e biologia. Com sua pouca espessura responde por pouco mais que um décimo de milionésimo dos 6.380km de raio de nosso Planeta. Por contraste, a pele humana é um pouco menos que um milésimo da altura de uma pessoa comum. Proporcionalmente, a pele da Terra é muito mais fina e uma camada mais frágil que a pele humana.

Em tradução livre do livro recomendado, DIRT- the Erosion of Civilizations por David R. Montgomery, University of California Press, 2007.

Esses fragmentos são para refletir a importância que damos aos solos. Estamos cuidando deles? O que passamos para nossos filhos? Qual o papel dos cientistas nas pesquisas sobre solos?

No próximo dia 24/11 em Piracicaba (SP), Igo Lepsch, renomado especialista em solos fará uma apresentação sobre o tema e autografará seu livro 19 Lições de Pedologia. Veja como participar:

Programação:

17h – Início (cumprimentos, etc)

18h – Apresentação dos professores Pablo Vidal Torrado e Ivana Q. de Andrade (curiosidades do livro e autor)

18h15 – Apresentação do autor (pedologia e livro)

18h30 – Apresentação de Shoshana Signer, diretora da Editora Oficina de Textos (agradecimentos)

18h40 – Sessão de autógrafos e coquetel

* A programação poderá sofrer alterações.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *