Curso: Controle de fluxo de barragens e suas Fundações com Paulo T. Cruz

Por Paulo T. Cruz

Caros Colegas, Engenheiros, Geólogos, Estudantes, Curiosos envolvidos com Barragens.

Nestes últimos 50 anos tenho me envolvido com algumas dezenas de barragens de quase todos os tipos e agora mais do que nunca em obras de transposição. O que chamou minha atenção é que os Diques e Barragens parecem feitos meio em série. E a questão fundamental relativa ao controle do fluxo da água pela barragem e sua fundação, também perece feito em série.

pauloAlguém já disse e acho que foi o próprio Casagrande que: “A arte de projetar uma barragem consiste em conduzir as águas que passam pela barragem e pela sua fundação de forma segura para jusante”. E durante anos o Prof. Casagrande ministrou um curso chamado Seepage, ao qual tive a oportunidade de assistir nos meus tempos de Haward em Berkeley- Mass. Repeti, ampliei e ajustei este curso a nossa realidade por mais de 20 anos na Escola Politécnica da USP, e muitos de VV. devem se lembrar das redes de fluxo e dos cálculos de vazão e do que chamávamos de sistemas de vedação, e sistemas de drenagem, E o que eu vejo hoje nestas barragens projetadas e construídas meio em série é que falta aquela preocupação de resolver bem essa questão do fluxo.

E é por está razão que eu estou procurando organizar um curso longo (80 horas), ministrado em duas semanas em tempo integral espaçados de 30 dias, para que os participantes possam dar continuidade as suas atividades profissionais.”

O curso contempla os seguintes temas:

  • Fluxo de água em meios contínuos e descontínuos;
  • Critérios de filtragem para diferentes tipos de solos, areias, britas, solos saproliticos, saprólitos e enrocamentos;
  • Permeabilidades ou condutividades em meios porosos, fraturas, fissuras, vazios, etc;
  • Leis que regem os vários tipos de fluxo. Redes de fluxo, pressões, subpressoes, anisotropias, vazões;
  • Fluxos através de barragens de terra, terra enrocamento,solos saproliticos, enrocamento com núcleo de asfalto, enrocamento com face de concreto, concreto;
  • Fluxos em fundações de barragens em solos, aluviões, areias, cascalhos, rochas alteradas, fraturadas, sãs. Rochas que viram areias e etc;
  • Sistemas de vedação nas Barragens e Fundações. Sistemas de controle do fluxo pelas Barragens e Fundações;
  • Velhas e novas ferramentas para equacionar o problema, e encontrar uma solução;
  • Instrumentação. Valores considerados aceitáveis de vazões para diferentes tipos de barragens.
  • Casos históricos relatados por profissionais.

Este curso vai dar trabalho para quem se aventurar a cursá-lo, mas na sua vida profissional, sempre que você estiver analisando um projeto ou uma barragem já em operação, você terá a sua disposição as ferramentas ou os conceitos para analisar o problema e encontrar uma solução, que lhe deixe tranqüilo e até satisfeito.

A grande novidade é que já tenho garantida a participação de ilustres Geotécnicos envolvidos com problemas de barragens e que já concordaram em participar do curso, relatando casos particulares de barragens nos quais foram adotadas soluções, às vezes originais para o controle efetivo das vazões percoladas pela barragem e suas fundações.

As seguintes pessoas já confirmaram a sua presença: Bayardo Materón, Guy Bordeaux, Regina Moretti, Eraldo Pastore, Manuel Freitas, Ricardo Abrahão, Issamo Komezu.

Então crie coragem, matricule-se e reserve sua vaga.

Local: Espaço Bela Cintra, a Rua Bela Cintra, 954 a uma quadra da Paulista.

Contato: belacintraespaco@gmail.com –    contato@espacobelacintra.com

Para atender a demanda de participantes de fora de São Paulo, o curso passará a ser ministrado em dois períodos de uma semana espaçados de 30 dias.

Data de inicio e término:    1ª semana de 25/05 a 29/05   /   2ª semana de 29/06 a 03/07

Horários: das  9:00 as 17:00

Total de vagas – 30 –  mínimo de candidatos 20.

Preço R$ 2. 800,00. Sendo 50% na matricula e 50% na 2ª semana do curso.

Obs.:Para os participantes que já mostraram interesse pelo curso ou que já fizeram sua matricula o preço anterior do curso fica mantido.

Sobre o autor

Paulo T. Cruz é Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia Mackenzie em 1957, com Mestrado no Massachussetts Institute of Technology em 1961 e Doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1964. Desde 1961 é professor da EPUSP, onde hoje ministra as disciplinas de Barragens e Obras de Terra e Enrocamento, Fluxo em Meios Contínuos e Descontínuos e Fundamentos de Mecânica das Rochas. Sua atuação em projetos e construção de barragens deu-se principalmente como consultor, o que lhe permitiu acesso a um expressivo número de projetos e obras (mais de cem) e a publicar um grande número de artigos técnicos em revistas, seminários e congressos, no Brasil e no Exterior. Autor dos livros  100 Barragens BrasileirasBarragens de Enrocamento com Face de Concreto

Curso-Paulo-Cruz-CARTAZETE

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *