Curso de Férias: Fundamentos de Mineralogia

O professor e geólogo Benedicto H. Rodrigues, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geografia, ministrará a partir do final de janeiro o curso “Fundamentos de Mineralogia – Aprenda a usar a chave de identificação de minerais”.

O curso acontecerá em oito semanas, sendo uma aula semanal. São três formas de estudar:
1. Presencial, no Rio de Janeiro;
2. EAD  para os que assim preferirem;
3. Semi-presencial para quem não puder ir à todas as aulas.

O livro básico será o de autoria de Sebastião de Oliveira Menezes, Minerais Comuns e de Importância Econômica: um manual fácil. O autor será convidado para ministrar algumas aulas.

Indicado para professores de ensino médio e superior, estudantes de geografia, geologia, oceanografia, geofísica, engenharia de minas, ecologia, biologia, educação ambiental e agronomia,  serão abordados os seguintes tópicos:
– Elementos de Mineralogia: histórico e importância da Mineralogia, conceitos fundamentais;
– Propriedades físicas dos minerais: hábito cristalino, brilho, clivagem, fratura, partição, dureza, tenacidade, densidade, outras (magnetismo, fluorescência, radioatividade, eletricidade);
– Mineralogia Determinativa: identificação e classificação dos minerais;
– Aplicações industriais da Mineralogia: cerâmica e materiais refratários, vidros e esmaltes;
– Indústria de Fundição e Metalurgia;
– Recursos Minerais: depósito mineral, conceitos básicos, tipos genéticos de depósitos minerais, tectônica global e metalogênese. Principais métodos de exploração de depósito minerais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22/1/13, data do início do curso presencial na Sociedade Brasileira de Geografia.

O valor do curso para associados da SBGeografia e do Centro Brasileiro de Arqueologia é de R$ 50,00, e para os demais interessados, R$ 100,00. O depósito deverá ser feito diretamente na conta corrente da SBG (Banco do Brasil, agência 0182-x, conta corrente 4203-x) ou na sede da entidade, localizada na Rua Uruguaiana, 39, 6º andar (a partir das 13 horas no dia da aula inaugural).

Mais informações com: Lúcia (21) 2224-1223.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *