De olho no seu futuro

Engenharia_AmbientalCom as mudanças globais e as novas legislações vigentes, tendo em vista as modificações recentes do meio ambiente, a engenharia ambiental se firmou como uma profissão cada vez mais crescente e valorizada a fim de minimizar os impactos ambientais e maximizar as possibilidades positivas existentes.  As novas gerações estão mais interessadas e preocupadas com a preservação e o manejo de nossas florestas, sem deixar de pensar nos benefícios socioeconômicos causados pelo desenvolvimento da engenharia.

Na reportagem do dia 11/7/2013 da Revista Exame “20 profissões do (e com) futuro, segundo especialistas”, Engenharia Ambiental foi uma das eleitas a se firmar como uma carreira do futuro: “A questão da preocupação com o impacto no meio ambiente, tanto no setor da construção civil, como no setor industrial, faz com que sejam necessários profissionais com conhecimento na área ambiental”, diz Rodrigo Vianna, da Talenses a Revista Exame. Jacqueline Resch, da Resch Recursos Humanos, concorda: “A área ambiental é uma das que a gente tem certeza que vai crescer”, diz. Plinio de Cerqueira Leite, da CL Executive Search & Interim Management, engrossa o coro: “Sustentabilidade e meio ambiente são mandatários, não há dúvida que é tendência até por uma questão de racionalização de custos, que está dentro do tema sustentabilidade”, explica.

Entre profissões como Gestor de resíduos, Bioinformacionista, Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho e Gestor de inovação, a Engenharia Ambiental ano após ano vem mantendo-se nas listas das 10 ou 20 “carreiras do momento”, comprovando a relevância crescente e a grande necessidade no mercado por essa mão de obra altamente especializada.

O cenário para este profissional é recheado de muitas possibilidades de atuação e especializações, porém com uma legislação ambiental cada vez mais rígida, obrigando empresas a se adequarem e um mercado caracterizado cada vez mais com a presença dos produtos sustentáveis, a dicotomia existente entre preservação e produção é com certeza um dos maiores desafios que o engenheiro ambiental terá que enfrentar.

Fonte: Portal Exame http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/20-profissoes-do-e-com-futuro-segundo-especialistas#4

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *