Descobertos genes que formam o rosto

Uma equipe da Erasmus University Medical Center de Rotterdã, Holanda, divulgou um estudo na revista científica Plos Genetics em que foram identificados cinco genes que determinam o formato do rosto humano.

O estudo foi realizado com mais de 10 mil pessoas e os cientistas utilizaram imagens feitas com ressonância magnética para analisar as diferentes características do rosto de cada voluntário. Depois, utilizaram uma técnica conhecida como “associação genômica ampla” para determinar quais genes as pessoas com características parecidas tinham em comum.

Com as análises dos resultados, os pesquisadores identificaram que os traços faciais são definidos pelo genes PRDM16, PAX3, TP63, C5orf50 e COL17A1.

A descoberta pode ter repercussões importantes em diversas áreas e permitir a identificação de suspeitos à partir de um DNA encontrado em cenas de crimes. Apesar de medidas como estas ainda estarem distantes, os estudiosos estão otimistas e garantem que a pesquisa poderá trazer bons resultados se aliada ao segmento tecnológico.

Fontes: G1 e BBC Brasil 

 Gosta de entender as mais recentes descobertas genéticas? Então compre os livros Genômica e Evolução e DNA, e eu com isso? e veja alguns aspectos importantes sobre este tema!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *