Descubra 6 praias com areias coloridas

O grão que compõe uma das partes mais interessantes das praias, a areia, se forma por meio do desgaste de rochas de alguma serra próxima. Este processo também forma a areia dos rios, dunas, lagos e lagoas e costuma demorar milhões de anos. Mas, devido à presença de alguns minerais e sedimentos diferenciados durante a formação, algumas praias têm areias com colorações exóticas. Confira abaixo:

 

Papakolea Beach – Hawaii

A praia localizada em South Point, no distrito de Ka’u, tem essa tonalidade verde-oliva graças aos cristais de peridoto (também chamados de Olivina) que também compõem a areia do local. Conhecido como “Diamante Havaiano”, este mineral é abundante na região, graças às ações vulcânicas que acontecem no local.

Pink Sand Beach – Bahamas

Situada na Ilha de Harbour, esta praia tem a coloração rosada graças à ação de animais microscópicos conhecidos como foraminifera, cujos fragmentos de cascos se misturam aos sedimentos do local.

Pfeiffer Beach – California

Com rochas ricas em granada de manganês, esta praia situada em Big Sur se tornou atração turística por sua cor que mistura roxo e rosa. O minério escorre das montanhas que cercam a praia nos dias de chuva e, com a ação das águas, as formas e o movimento dos cristais minúsculos mudam os padrões de cores que criam um reflexo misturando as cores vermelho, magenta e violeta.

Kaihalulu Beach – Hawaii

Esta praia de areia vermelha está situada na Ilha de Mauí e possui esta tonalidade devido à alta concentração de ferro presente no lugar. Isto acontece graças às ações vulcânicas que ocorreram no passado, que deixaram a região cheia de magma e cinzas. O passeio pela região é difícil, mas atrai muitos turistas.

Hyams Beach – Austrália

Recordista do livro Guinness por possuir a areia mais branca do mundo, esta praia fica em New South Wales, uma pequena aldeia no litoral da Austrália. A areia fina e de um branco brilhante, é composta de 99% de quartzo puro.

Punaluu Beach – Hawaii

Conhecida como Praia de Areia Preta, a coloração se deve à incidência de basalto. Situada ao lado do Parque Nacional dos Vulcões, Punaluu Beach recebeu grandes quantidades de lava vulcânica, que escorreram para o oceano e deixaram os sedimentos escuros.

É proibido levar qualquer amostra de terra ou rocha do local, já que existe a crença que a pessoa que o fizer, será amaldiçoada pela deusa havaiana do vulcão até que o “artefato” roubado seja devolvido.

Tudo a ver

Se você gostou desta matéria, vai gostar também da entrevista com o geólogo e especialista em economia mineral Pércio Moraes Branco, que conta como amostras de areia e minerais se relacionam. Também recomendamos o Dicionário de Mineralogia e Gemologia, de autoria do Pércio, cuja obra possui 8.650 verbetes, incluindo todas as espécies minerais reconhecidas pela International Mineralogical Association, além de grupos, variedades, nomes comerciais e nomes populares.

Outra indicação interessante para quem gosta deste assunto é o livro Minerais Comuns e de Importância Econômica, do mestre em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Sebastião de Oliveira Menezes. O livro apresenta os principais conceitos envolvidos no estudo dos minerais, sendo destinado principalmente aos estudantes de Geologia e Mineração.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *