Dica: Bolsas para pós-graduação

A pós-graduação passou a ser uma exigência para quem deseja estar por dentro dos assuntos relacionados ao mercado de trabalho ou à vida acadêmica. Por isso, o Brasil e países como Alemanha, Estados Unidos da América e outros lançaram programas de bolsas para pós-graduação em diferentes áreas de estudo, visando atender as novas demandas estudantis. Confira abaixo.

Pós-graduação no Brasil

Ciência Sem Fronteiras: Programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Capes: Entidade distribui bolsas de mestrado e de doutorado diretamente às instituições que possuem pós-graduação.

CNPq: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

FAPESP: Apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Fundação Lemann: Apoia ideias inovadores,que podem transformar a educação. Aposta em inovação na educação, mais do que equipamentos para as escolas, busca ideias e soluções para apoiar professores e gestores na formação dos alunos.

Instituto Ling: Apoia, através de investimentos em educação, jovens brasileiros que compartilhem dos valores da família e que demonstrem potencial de liderança para promover a transformação da sociedade brasileira em uma sociedade mais evoluída, justa e progressista.

Pós-Graduação no Exterior

Daad”, para a Alemanha: Projeto que oferece bolsas para mestrado e doutorado que tratem de assuntos sobre desenvolvimento sustentável, políticas públicas, música, arte, arquitetura e cinema.

Education USA”, para os Estados Unidos: Bolsas em universidades americanas para brasileiros.

Innovation”, para a Austrália: Bolsas para mestrado e doutorado com programas de bolsas da Endeavour.

Maec-Aecid”, para a Espanha: Bolsas que fazem parte do programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha. Foco na pós-graduação.

Eiffel”, para a França: Serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França ligado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.

Chevenig” para a Grã-Bretanha: Financiamento de mestrado e doutorado para universidades britânicas.

Fonte: Catraca Livre

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *