Duas novas obras em pavimentação asfáltica

Duas novas obras na área de pavimentação asfáltica serão lançadas no próximo mês. Com o patrocínio do Instituto Pavimentar, a Oficina de Textos editou Manual de Dosagem de Concreto Asfáltico e Manual de Microrrevestimento Asfáltico a Frio, dos autores Jorge Augusto Pereira Ceratti e Rafael Marçal Martins de Reis.

O Instituto Pavimentar, criado para aperfeiçoar e qualificar a mão de obra no segmento da pavimentação asfáltica, é uma parceria entre a Petrobras, a Abeda (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos) e a Aneor (Associação Nacional de Empresas de Obras Rodoviárias).

A publicação dos Manuais é de extrema importância para o setor. As obras serão utilizadas para a capacitação de profissionais e servirão de fonte de consulta para engenheiros, laboratoristas e suas equipes, nos trabalhos de pavimentação, manutenção e reparos.

De acordo com Vânia Correia, presidente do Instituto Pavimentar, “os autores, cientes da carência de bibliografias sobre os temas, desenvolveram um material tão vasto e completo que nos propuseram ceder o direito autoral para a elaboração de material didático dos cursos, na condição de que o Instituto Pavimentar financiasse a publicação desses manuais para o mercado”.

A principal demanda do mercado de pavimentação asfáltica é a mão de obra qualificada. Segundo Vânia, “o aperfeiçoamento do profissional da área é importante principalmente para garantir a aplicação de revestimentos asfálticos com maior qualidade nas rodovias e vias urbanas, contribuindo para a segurança dos indivíduos que nelas transitam”. Dentre os avanços indispensáveis para o desenvolvimento dos serviços de pavimentação, destacam-se a oferta de cursos com qualidade e abordagem prática.

Para saber mais sobre o Instituto Pavimentar, clique aqui.

Veja abaixo o resumo dos manuais e clique nas imagens de capa para comprar:

Manual de Microrrevestimento Asfáltico a Frio – MRAF apresenta os principais conceitos e determinações necessárias para a correta utilização da técnica de microrrevestimento asfáltico a frio. O livro explica desde a definição de MRAF, campo de aplicação da técnica, e seleção e caracterização dos materiais até os procedimentos construtivos e o controle tecnológico. Inclui também exemplos de planilhas de ensaio e de projeto de dosagem de MRAF.

A obra Dosagem de Concreto Asfáltico explica de forma clara e direta os principais conceitos na dosagem de concreto asfáltico, como classificação e características de agregados e ligantes; considerações sobre massa específica, volumetria e efeitos de pó e argila de misturas asfálticas; explicação passo a passo de dosagem Marshall; e recomendações de higiene e segurança. O manual inclui ainda diversos exemplos de planilhas de acompanhamento dos procedimentos de ensaio.

Comentários

  1. O LIGANTE ASFALTICO NÃO SE MISTURA COM AGREGADO ARGILOSO POR MOTIVO DEZAGREGA A SUA MISTURA .

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *