Edificações brasileiras recebem o selo LEED

O selo

A Ong americana U.S. Green criou em 1998 uma certificação para edifícios sustentáveis, o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é a certificação mais conhecida no Brasil e só é recebida se o edifício possuir critérios de racionalização de recursos.

Prédio da Editora Abril, que recebeu o selo em 2012.

No início de 2012, o edifício da Editora Abril, em São Paulo, e a loja Starbucks® Brasil, do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, foram as duas primeiras empresas brasileiras do ano a receber o selo LEED. Segundo Marco Casado, gerente técnico do GBC Brasil (representação oficial no país), o ano de 2011 apresentou um crescimento de 143% de empreendimentos em busca do selo, e deve ser maior ainda em 2012.

Um empreendimento sustentável pode reduzir até 30% no valor do condomínio, além de aumentar cerca de 20% seu valor de venda após 20 anos de uso.

Se desejar obter a certificação, cadastre-se no site http://www.usgbc.org/ e siga as orientações. A certificação não é gratuita, portanto informe-se sobre todos os custos antes de fazer a solicitação. Para novas obras há a possibilidade de contratar um dos 114 profissionais autônomos ou empresas de consultorias que passaram por treinamento específico da empresa.

2 Comentários

  1. Gostaria de saber qual o procedimento para poder fazer esse curso especifico.

  2. Olá Reinaldo,
    As informações sobre como se tornar um “LEED AP” estão no site http://www.gbci.org/main-nav/professional-credentials/credentials.aspx e no link a seguir há respostas para dúvidas gerais http://www.gbcbrasil.org.br/?p=faq.

    Atenciosamente,
    Equipe Oficina de Textos.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *