Educação ambiental e o cuidado com os solos

Os debates sobre conservação do meio ambiente e sustentabilidade são oportunas para a população observar e estudar os fenômenos ambientais. A divulgação de informações sobre o tema e o aparecimento de publicações especializadas está em crescimento, graças ao interesse e à maior preocupação com o meio em que vivemos.

Compreender os elementos que constituem um ambiente e a maneira como se relacionam pode nos auxiliar na proteção e recuperação de áreas degradadas, parques e reservas ambientais.

Ao longo dos anos, desenvolveram-se mecanismos para melhor utilização de técnicas de plantio, colheita, extração e transformação dos recursos naturais, aprimorados de forma crescente.

Porém, diariamente milhares de substâncias nocivas são descarregadas no ar, no solo e na água e são absorvidos pelos organismo do homem e dos animais. Substâncias químicas como inseticidas, herbicidas e adubos – muitas delas tóxicas – são sugadas pelas plantas e contaminam o solo.

"O ideal é que o conhecimento sobre o solo nos seja passado desde a mais tenra idade", diz Igo Lepsch (Foto: Juliana Simões Lepsch).

Apesar das condições naturais, como erosão e deslizamentos, o uso inadequado do solo é a principal causa da degradação, seja em áreas rurais ou urbanas.

A necessidade de preservação do solo é fundamental para extração de recursos minerais, produção de alimentos e agropecuária – fonte básica de subsistência para a população. Se soubermos cuidar do meio ambiente, teremos uma expectativa de vida mais adequada e saudável.

Dentro dessa premissa, a Editora Oficina de Textos produziu o livro 19 Lições de Pedologia, de Igo F. Lepsch, que está com seu lançamento oficial previsto para o final de outubro de 2011.

19 Lições de Pedologia é um livro-texto introdutório à ciência do Solo, especialmente desenvolvido para as condições brasileiras. Iniciando desde as rochas e minérios que dão origem aos solos, passa pelos processos de intemperismo, aborda sua biologia, física e química, fundamenta e apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Este livro preenche uma lacuna existente nos cursos de graduação em Agronomia, Florestas, Ecologia, Zootecnia, Geografia e Biologia entre outros. Saiba mais…

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *