El Niño pode voltar

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), parte da Onu, divulgou um boletim trimestral com previsões para este fenômeno meteorológico. As conclusões foram tiradas após a avaliação da temperatura do Oceano Pacífico, que aumentou consideravelmente.

O calor das águas ultrapassou o índice mínimo que corresponde a um El Niño de baixa intensidade, despertando a atenção dos cientistas da agência. Segundo a OMM, ainda falta avaliar outros aspectos como pressão atmosférica no nível do mar, intensidade dos ventos e presença de neblina.

Marcado por uma alta nas atividades pluviais e umidade em determinados pontos do globo terrestre, o fenômeno deve acontecer entre setembro e outubro, durando até dezembro ou janeiro.

Fontes: G1 e Exame

Tudo a ver:

Quer explicar estes fenômenos de forma prática e criativa? Então conheça o livro Climatologia Fácil e tenha uma referência prática e descomplicada para usar com alunos e amigos.

Ricamente ilustrada, a obra utiliza exemplos práticos para explicar os principais conceitos da climatologia geral, como movimentos de rotação e translação da Terra, radiação solar, umidade, precipitação e circulação atmosférica. Ao final do livro, a autora discute o aquecimento global e as polêmicas que o envolvem, levando o leitor a refletir sobre esse importante tema.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *