Engenharia ambiental: preservação do meio ambiente

No Brasil a engenharia ambiental é uma profissão relativamente nova. O engenheiro ambiental pode atuar em todas as áreas que envolvam atividades relacionadas ao meio ambiente e atua sempre com a visão de buscar compatibilização entre o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental.
Atualmente, as áreas que mais demandam serviços de engenharia ambiental são indústrias de base química e petroquímica, mineração, siderurgia, papel e celulose. Além disso, ainda é possível trabalhar em obras de infraestrutura, barragens para abastecimento público e para geração de energia hidroelétrica, rodovias, ferrovias, portos, túneis para transposição de água, gás e petróleo, túneis rodoviários e metroviários e construção de linhas de transmissão de energia elétrica.
No setor público, o profissional pode atuar em Prefeituras, órgãos do meio ambiente ou empresas estatais. Já no setor privado, há a possibilidade de elaboração de projetos para geração de energia eólica, planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, instituições de ensino de graduação, escritórios de colsultoria e auditorias ambientais, além de Organizações Não Governamentais (ONGs)
De acordo com o Guia da Carreira , com o aumento da preocupação ambiental no mundo e as leis relativas a Meio Ambiente, estão aparecendo boas oportunidades de trabalho para profissionais graduados em Engenharia Ambiental. A recuperação de áreas degradas por atividades industriais tais como a mineração, também oferece bons empregos.
Nos últimos dez anos, houve uma difusão de cursos de Engenharia Ambiental nas mais diversas regiões do país. Atualmente, existem cerca de 200 cursos, sendo que a sua grande maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste.

Aproveite e conheça aqui os títulos que a Oficina de Textos oferece na área de Meio Ambiente

Comentários

  1. nossa e muito bom cuidar do meio anbiente e da vida:*************iuigigftdtf

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *