Falta de estrutura de dados espaciais

Especialistas em oceanografia acreditam que a falta de uma infraestrutura integrada, atualizada e de fácil acesso para armazenamento de dados espaciais está prejudicando a pesquisa oceanográfica no Brasil, pois os cientistas e pesquisadores têm que despender muito de seu tempo na estruturação de uma base primária de dados, dedicando-se a isso durante anos e fazendo com que reste pouco tempo e energia para que seja possível contribuir de forma efetiva para o avanço e conhecimento por meio de análises mais sofisticadas e aprofundadas.

Na maior parte das vezes esse esforço não seria necessário, uma vez que os dados já existem, no entanto, estão dispersos, não disponíveis de forma aberta e, além de inoperáveis. Assim sendo, a construção de uma plataforma para armazenamento de dados permitiria aprofundamento nos estudos e pesquisas do setor.

Além de todas as mudanças necessárias, faz-se fundamental o desenvolvimento de uma consciência nacional de que os dados produzidos por pesquisas financiadas com dinheiro público precisam ser divulgados e estar publicamente disponíveis. Portanto, garantir a propriedade intelectual do dado, dar tempo de carência para o pesquisador publicá-lo e estabelecer um padrão comum para que os dados sejam posteriormente comparáveis a outros é imprescindível.

Fonte: Estadão 

Apesar do cenário encontrado, o livro Oceanografia por Satélites – 2ª edição pode contribuir muito para a compreensão dos dados espaciais, pois reune as principais informações necessárias para dar início ao estudo dos oceanos. O livro tem como um de seus propósitos a introdução dos métodos e instrumentos científicos empregados na observação do oceano por meio de satélites orbitais, apesar das técnicas serem aplicáveis também para dados coletados por sensores aerotransportados. Trata-se de uma visão atualizada de como os métodos utilizados em sensoriamento remoto estão impulsionando a ciência marinha e mudando as perspectivas gerais da oceanografia, o que torna esse livro não apenas interessante, mas extremamente importante. Para ler a degustação do livro acesse http://www.ofitexto.com.br/produto/oceanografia-por-satelites-2-edicao.html.

 

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *