Genes do Colesterol

Cientistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular e da Universidade de Heidelberg publicaram na última terça feira, dia 7, um artigo relatando a descoberta de vinte genes envolvidos no controle do colesterol.

Segundo os pesquisadores, os resultados da pesquisa podem auxiliar no desenvolvimento de novas terapias para pessoas que tem altos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Embora 90% do colesterol que está dentro das células humanas não cause danos, um aumento neste número pode levar a obstrução de artérias e doenças cardíacas. Estes níveis de colesterol são parcialmente regulados por células que capturam o lipídio na corrente sanguínea.

Para entender como funcionam estas alterações e como combatê-las, os pesquisadores removeram todo o colesterol de células isoladas e, em seguida, vasculharam o genoma humano em busca de genes que reagissem a mudanças nos níveis de colesterol a partir da alteração na sua expressão.

Com esta abordagem em grande escala, foi possível realizar a identificação de centenas de genes que poderiam estar envolvidos na regulação. Para verificar quais realmente faziam parte do processo, o grupo usou a técnica de interferência de RNA de modo a sistematicamente “desligar” um a um os candidatos.

Com auxílio de microscopia eletrônica, os pesquisadores observaram quais eram os efeitos provocados pelo desligamento de cada gene, tanto na absorção de colesterol como no nível total do lipídio dentro das células.

O resultado foi um total de 20 genes envolvidos nos dois processos, 12 dos quais eram desconhecidos. Os cientistas europeus agora tentam descobrir exatamente como esses genes regulam os níveis de colesterol dentro das células e desenvolver novos tratamentos para quem sofre com estes problemas.

Fonte: Fapesp

Tudo a ver:

Gosta das abordagens médicas dentro dos estudos genéticos? Então corra para nosso site e confira o livro Genômica e Evolução: Moléculas, Organismos e Socieidades, de Francisco M. Salzano: uma visão original de como diversas facetas e vertentes da Genômica guardam estreita relação com os mais diferentes aspectos da vida e áreas do conhecimento: medicina, ecologia, procriação, extinção e até mesmo filosofia, cultura e comportamento. Esta abordagem inovadora e holística enriquecerá pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Biologia, Bioquímica, Biomedicina, Genética e Biotecnologia, entre outros.

Comentários

  1. Tenho há muitos anos o meu colesterol sob controle de perto (170 – 180) e triglicérides tb na mesma ordem, será que esse tratamento a ser desenvolvido irá demorar p/ ser lançado no mercado ?

    Abr

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *