Genômica e Evolução

Vem aí nova linha editorial da Oficina de Textos, sendo representada e apresentada pelo livro Gênomica e Evolução: moléculas, organismos e sociedades!

No momento em que há uma crescente especialização no campo da Genômica, com abordagens cada vez mais específicas e fragmentadas, Genômica e Evolução proporciona uma rara visão holística da área, abordando desde a origem do universo e da vida até os últimos avanços em análise bioinformática. Partindo de suas raízes histórico-filosóficas na Grécia Antiga, chega às pesquisas mais atuais em evolução molecular, genética comparada, evolução humana e cultural.

A obra apresenta diversas facetas e vertentes da Genômica, e guarda estreita relação com os mais diferentes aspectos da vida e áreas do conhecimento, como medicina, ecologia, procriação, extinção e até mesmo filosofia, cultura e comportamento. O livro cobre ainda tópicos como evolução molecular, Gênomica Comparada, genoma e evolução humana e organismos não humanos.

Gênomica e Evolução ajudará na compreensão da evolução do ser vivo, independente do meio pelo qual essa evolução ocorra, como no caso das bactérias geneticamente modificadas, que podem evitar que o mosquito continue propagando a malária, por exemplo.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Malária da Universidade Johns Hopkins, alteraram os genes de uma espécie de bactéria chamada Pantoea agglomerans, encontrada no intestino do inseto do gênero Anopheles. O micro-organismo começou a secretar substâncias tóxicas ao parasita da malária – protozoário dos gêneros Plasmodium falciparum (que atinge o homem) e Plasmodium berghei (comum em roedores) –, sem prejudicar o mosquito ou o ser humano, que acaba se infectando pela picada da fêmea do inseto.

O livro está em fase de produção e seu lançamento é previsto para setembro de 2012. Clique aqui para saber mais.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *