Geocodificação por Google Fusion Tables

Entre as atividades exercidas por geógrafos está o georreferênciamento de amostras, estudos, perícias e diagnósticos. E para todos aqueles que buscavam uma ferramenta simples e gratuita para georreferenciamento,o Google desenvolveu um aplicativo chamado Fusion Tables.

Este serviço do Google permite geocodificar endereços a partir de uma planilha do Excel. Após a geocodificação, é possível salvar esses dados no formato KML, que permite atribuir as coordenadas levantadas no estudo para um determinado endereço. O resultado é exibido no Google Maps, que também disponibiliza um código HTML para utilizar o mapa final em um site ou blog.

Todos os dados ficam armazenados na nuvem do Google Docs, permitindo a visualização e atualização pela internet.

A única desvantagem do aplicativo está na privacidade dos dados, já que uma vez publicados Google Fusion Tables tornam-se de domínio público, ou seja, outros usuários podem visualizar suas tabelas. Também há limite para envio de dados e cada usuário pode subir 250 MB em tabelas.

Veja o vídeo do blog Geografando abaixo e confira o passo a passo para trabalhar com esta ferramenta em três formas de georreferenciamento, sendo elas: por meio do nome da cidade, por meio do endereço de localização ou por meio das coordenadas geográficas do local.

Fontes: MundoGeo e Blog Geografando

Se você gostou dessa matéria, vai se interessar pelo livro Geoprocessamento sem Complicação, escrito pelo professor, pesquisador e coordenador do curso de Geografia do Unilasalle, Paulo Roberto Fitz. A obra aborda diferentes técnicas de Geoprocessamento e fala sobre como as novas tecnologias podem auxiliar os profissionais que trabalham com Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *