Geologia de Engenharia

O livro Geologia de Engenharia, reeditado após mais de 30 anos, além de explicar os conceitos geológicos básicos, apresenta ferramentas para obter o conhecimento da aplicação da Geologia nas obras de Engenharia. Em cada tema o autor inclui ilustrações e mostra de forma didática a importância de conhecer a geologia local, como as rochas e os solos formadores do substrato onde a Engenharia implanta as suas obras.

De autoria de Nivaldo Chiossi, buscou-se nesta nova edição a atualização de diversos tópicos e o acréscimo de capítulos considerados importantíssimos para os estudantes de Engenharia Civil: a Geologia de Engenharia aplicada às obras lineares (como estradas, ferrovias, canais e linha de transmissão), às obras subterrâneas, ao petróleo e ao gás e à mineração. Há ainda a preocupação com a prevenção de desastres naturais e a redução de impactos ambientais nas obras.

Os capítulos abordam:

  • Conceitos básicos sobre solos e rochas;
  • Geologia Estrutural;
  • Métodos de investigação do subsolo e da elaboração de mapas geológicos e geotécnicos;
  • Recursos de fotos aéreas e do sensoriamento;
  • Hidrogeologia: águas superficiais e águas subterrâneas e suas ações na paisagem e nas áreas construídas;
  • Geologia de Engenharia aplicada a projetos como barragens, túneis metroviários, canais, dutos e mineração.

Com uma linguagem didática e acessível, enriquecido e ilustrado com fotos e diversos gráficos, apresenta exemplos das novas construções espalhadas por todo o Brasil. É um livro imprescindível a todos os estudantes de Engenharia Civil e Geologia, e também para quem deseja entender a relação Geologia-Engenharia.

 R$ 122 | ISBN: 978-85-7975-083-0 | 21 X 28 cm | 424 páginas | 3ª edição

Autor…………………………………………………………………………………………..

Nivaldo José Chiossi iniciou sua carreira na empresa Levantamentos Aerofotogramétricos S.A. (LASA) e no Comitê dos Estudos Energéticos da Região Centro-Sul. Ganhou vasta experiência como geólogo no Metrô de São Paulo (estudos e construção da linha Norte-Sul e estudos da linha Leste-Oeste) e na Cia. Internacional de Engenharia (IESA). Implantou a Divisão de Meio Ambiente na Dersa e ocupou cargos de direção na Cetesb e Limpurb. Foi presidente da Assoc. Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), vice-presidente da International Association of Engineering Geology (IAEG) e professor da Escola de Engenharia de Lins, onde implantou, pioneira no Brasil, a disciplina Geologia de Engenharia.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *