Geologia do Quaternário e Mudanças Ambientais

Prof. Kenitiro autografa seu livroEsta nova edição apresenta uma atualização da compreensão dos processos e produtos envolvidos nas mudanças ambientais naturais da Terra durante o Quaternário –  período geológico de interesse muito especial, pois é nele que o homem emerge e passa a influenciar o ambiente.

Este mesmo período é marcado pelas grandes glaciações e pelos estádios interglaciais. O atual, cujo fim se aproxima, fomenta o presente debate sobre aquecimento (esfriamento?) global.

A obra é composta de 12 capítulos, dos quais o primeiro é totalmente novo e discute conceitos e a importância do Período Quaternário que desemboca na atualidade. O último deles aborda “As pesquisas aplicadas do Quaternário”, que justificam a importância prática desses estudos.

Manual de grande utilidade a todos os profissionais, estudantes e pesquisadores envolvidos com problemas ambientais e leitura fascinante e indispensável ao leitor interessado em Geologia, Geomorfologia, Biologia, Ecologia, Paleontologia, Evolução, Planejamento Urbano e Territorial, entre muitas outras áreas.

Kenitiro Suguio é geólogo e professor emérito pela Universidade de São Paulo, onde foi professor titular do Instituto de Geociências. É membro fundador e honorário da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário e membro da Academia Brasileira de Ciências. Em 1998 recebeu a Comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico do Ministério de Ciência e Tecnologia e em 2006, a Medalha de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Geologia.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *