Geologia Estrutural e Haakon Fossen no Brasil

Promoção para os 50 primeiros inscritos pelo formulário: ganhe um convite para a Feira EXPOGEO 2012 e um cupom de 15% de desconto válido na compra de um livro da Editora no evento (exceto lançamentos). Cadastre-se aqui.

Vem aí um dos livros mais esperados pela comunidade científica brasileira: Geologia Estrutural.

Como uma das principais disciplinas do curso de formação de geólogos, a obra vem preencher uma lacuna de mais de 40 anos na literatura geológica em língua portuguesa no País.

A história contida nas estruturas das rochas pode ser muito útil à sociedade, entender o motivo e como adquiriram uma deformação é essencial. A exploração, o mapeamento e o aproveitamento de recursos minerais, como pedras de revestimento, minérios metálicos, água subterrânea, petróleo e gás dependem do trabalho de geólogos estruturalistas, que devem compreender o que observam e apresentar interpretações e previsões razoáveis.

Didática e abrangente, a obra é ideal para os cursos de graduação e pós-graduação. Ricamente ilustrada com muitas imagens produzidas pelo próprio autor em suas pesquisas, o livro conta com resumos explicativos e exercícios propostos ao final de cada capítulo, além de módulos e animações digitais e materiais complementares na internet.

O autor Hakoon Fossen

Geologia Estrutural é de autoria de Haakoon Fossen, geólogo norueguês com vasta experiência de trabalho de campo em diversas partes do mundo, principalmente na Noruega, em Utah/Colorado (EUA) e no Sinai (Egito), englobando mapeamento geológico, petrografia, modelagem física e numérica, geocronologia e interpretação sísmica. Fossen participou em mais de 90 artigos científicos, além de escrever dois livros e vários capítulos de outros títulos. O autor estará no Brasil a convite da Editora para o lançamento oficial de seu livro no 46º Congresso Brasileiro de Geologia.

A tradução da Editora Oficina de Textos foi realizada por Fábio R. D. de Andrade, geólogo e professor da Universidade de São Paulo. Fábio também é o tradutor do livro Geoquímica: uma introdução, cujo excepcional trabalho o permitiu ir além, realizando correções na obra, autorizadas e reconhecidas por seu autor Francis Alberede (confira entrevista aqui).

Cobrindo análise estrutural, deformação e esforço, reologia, fraturas e dobramentos, zonas de cisalhamento e tectônica do sal, entre outros temas, esta obra é indicada como a melhor em seu gênero por professores de universidades nos cinco continentes.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *