Geologia, Informática Biomédica e Gestão Ambiental: profissões promissoras

No começo deste mês de novembro, o site da Revista Exame publicou uma matéria com 8 carreiras não tão populares entre os brasileiros, mas que possuem oportunidade de crescimento. Entre elas, citou Geologia, Informática Biomédica e Gestão Ambiental.

O que faz cada um destes profissionais e porque o mercado está promissor?

Os geólogos são os profissionais que usam a matemática, a física e a química para analisar os fenômenos naturais e agir de modo responsável nas atividades que se referem ao bom aproveitamento do solo, por exemplo. No Brasil os profissionais deste setor estão sendo procurados principalmente por causa das obras da Copa e das Olimpíadas, pela descoberta de petróleo na camada do pré-sal e também pela obrigatoriedade do monitoramento de reservatórios de hidrelétricas, que até recentemente era pouco realizado. Parcerias com empresas estrangeiras devem abrir mais espaço para estes profissionais.

Assim como os geólogos, aqueles que estudam Gestão Ambiental trabalharão com empresas que necessitam de uma política de sustentabilidade e de proteção do meio ambiente, seja no dia a dia ou em projetos específicos. A visível preocupação com o futuro do planeta só aumenta a procura por gestores ambientais.

A Informática Biomédica, outra área em ascensão, parte da tecnologia que permite que dados e mais dados sejam obtidos. A questão que vem em seguida é como armazenar e analisar, então se faz necessária a sofisticação no desenvolvimento de softwares e de aparelhos para a área saúde que possam otimizar o tempo e trazer novas facilidades no diagnóstico e tratamento das enfermidades. Clínicas e centros de pesquisas estão disputando os desenvolvedores especializados. Sam Palmisano, o CEO da IBM, disse em visita ao Brasil que a “explosão de dados é a força motriz do século XXI”, frase que deixa bem clara a razão do “boom” neste mercado.

É profissional de alguma destas áreas? Clique para ver vagas disponíveis na SabespSecretaria Estadual do Meio Ambiente de Maranhão e Petrobrás.  As informações divulgadas nas vagas não são de responsabilidade da Oficina de Textos.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *