Impactos ambientais e desenvolvimento sustentável

Foto: Ademir Evaristo de Souza

Nos últimos anos a qualidade ambiental nas indústrias vem sendo discutida de forma consistente. As rígidas legislações ambientais e a pressão que as fábricas sofrem para se adequar aos processos, tendem a trazer soluções efetivas para o setor industrial.

Ao adotarem medidas ambientais mais saudáveis, as empresas têm um retorno positivo: redução de custos de produção; declínio de resíduos tóxicos; produção de matéria-prima reciclada, sem mencionar os benefícios para saúde do meio ambiente e da população.

Os especialistas alertam que a reciclagem deve ser uma prática contínua, as substâncias e materiais que não puderem ser reaproveitados pelas indústrias internamente podem ser distribuídos às empresas de reciclagem.

A partir desse tópico, a Editora Oficina de Textos produziu o livro Avaliação Ambiental de Processos Industriais, de Luciano Miguel Moreira dos Santos, que está com lançamento previsto para novembro de 2011.

 Na obra, o autor desenvolveu uma metodologia para calcular os impactos e a pressão ambiental de determinados poluentes em um processo industrial, tendo como base a legislação ambiental e o nível de sustentabilidade de consumo de recursos naturais e energia.

Avaliação Ambiental de Processos Industriais também apresenta a aplicação prática da metodologia do livro no software Sistema de Avaliação Ambiental de Processos. Em sua terceira edição, com a atualização e revisão das normas ISO.

2 Comentários

  1. Tá ótimo pro meu trabalho de bioplogia

  2. isso vai servir pro meu trabalho de Geografia, vlw!!!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *