Jipe-Robô da Nasa pousa ao som de Reach for the Stars

O protótipo, chamado de Curiosity, já começou a explorar áreas desconhecidas do planeta.

O mais recente veículo robótico da Agência Espacial Americana efetuou um pouso bem sucedido no interior da cratera de Gale com um conjunto inédito de procedimentos, usando um guindaste e cordas de náilon.

Nasa divulga imagem em 3D do local onde o robô Curiosity pousou

A aterrissagem pela atmosfera do planeta, após uma viagem da Terra de 570 milhões de quilômetros, foi comemorada pela equipe da Nasa em Pasadena, na Califórnia. Espera-se que o robô de 2,5 bilhões de dólares, passe a executar a primeira fase de sua missão em 98 semanas.

As pesquisas do protótipo devem ser executadas por aproximadamente uma década no Planeta, graças aos geradores de plutônio que fornecem calor e eletricidade para o robô. O andróide também está equipado com ferramentas que podem, entre outras coisas, perfurar rochas e coletar amostras de materiais do planeta.

Até o presente momento, o robô teve a primeira imagem em preto e branco distribuída no Twitter e transmitiu a música Reach for the Stars (algo como Alcance as Estrelas), do rapper da banda Black Eyed Peas, Will.i.Am. Curiosos e pesquisadores aguardam as próximas notícias relacionadas, que estão sendo divulgadas aos poucos pela Nasa nas redes sociais da empresa.

 Se você gostou dessa notícia e acompanha os principais fatos ligados à ciência e tecnologia, não deixe de conferir os interessantes livros da Oficina de Textos.

Fonte: BBC Brasil

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *