José Carlos Cintra fala sobre Fundações Diretas: projeto geotécnico

Com lançamento previsto para 3 de novembro, o livro Fundações Diretas: projeto geotécnico é o volume complementar de Fundações por estacas e discute com precisão e clareza as principais variáveis envolvendo filosofias de projeto, capacidade de carga, recalque e tensão admissível.

A obra, de José Carlos Angelo Cintra, Nelson Aoki e José Henrique Albiero, é repleta de exercícios resolvidos e uma importante referência para estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura.

Acompanhe abaixo a entrevista que o Comunitexto fez com José Carlos Cintra. 

Comunitexto: Quais as principais diferenças entre a obra Fundações diretas e o anterior, Fundações por estacas publicado em 2010?

José Carlos Cintra: As fundações diretas e as fundações por estacas são os dois grandes grupos de fundações de edifícios. Essa nova obra vem completar a abordagem do tema projeto de fundações, no âmbito geotécnico.

C: Como surgiu a idéia desta publicação? Quais os principais pontos abordados?

JCC: Sempre tivemos o desejo de publicar livros textos de fundações para os estudantes de engenharia civil. Iniciamos com apostilas impressas em off-set, depois passamos para notas de aula em arquivos digitais disponíveis para os alunos. Esse material foi aprimorado continuamente nos últimos anos, buscando sempre a linguagem e o conteúdo adequados aos graduandos. Os principais tópicos abordados são a capacidade de carga (resistência) e os recalques (deformabilidade) para chegarmos à tensão admissível (projeto).

C: Como os estudantes de Engenharia Civil podem utilizar o livro de maneira didática? Quais as aplicações práticas?

JCC: Trata-se de um livro escrito com o propósito de ser livro texto de graduação. Contempla os conceitos de forma didática, mostra vários exercícios resolvidos, e culmina com dois casos de projeto de fundações (por sapatas e por tubulões).

Aproveitamos para convidar os leitores a participar do Encontro Técnico de Fundações, em São Carlos,  nos dias 10 e 11 de novembro, com apoio da ABMS e ABEF e colaboração da Oficina de Textos.
Durante o evento será lançada a obra Fundações Diretas: Projeto Geotécnico, que será distribuída como cortesia aos participantes do encontro.
A programação e os procedimentos para inscrição podem ser consultados clicando aqui.

Comentários

  1. Estou fazendo o curso de especialização em estrutura de concreto, metálica e madeira, preciso, saber onde encontro os livros de JOSÉ CARLOS CINTRA em livrarias de Forlaza-CE

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *