A Flotação no Brasil, vol. 4 ganha nova edição

A flotação é hoje o principal processo de separação e concentração de minérios no Brasil, inclusive do minério de ferro, nosso produto líder. É uma operação sofisticada e precisa, capaz de tratar os materiais moídos cada vez mais finos, condição em que não respondem aos outros processos de separação. Além da preponderância no processamento de minérios de ferro e fosfato, a flotação também é utilizada com outros minérios, metálicos como de níquel, ouro e cobre até feldspato, carvão e fluorita. De extrema importância na indústria mineral, a flotação ganha cada vez mais relevância, ampliando sua aplicação aos minérios processados.

Organizada por Arthur Pinto Chave, o volume 4 da coleção Teoria e prática do tratamento de minérios aborda de forma didática os principais conceitos relacionados à flotação e seu uso no Brasil: máquinas de flotação, tratamento de água, flotação em coluna e a aplicação do processo na separação de diversos minérios, como zinco, cobre, ouro, chumbo, níquel, ferro, carvão e bauxita, entre outros. Repleto de ilustrações e exemplos práticos de aplicação da teoria, esta é uma referência valiosa para acadêmicos, estudantes e profissionais das áreas Mineração e Metalurgia.

Apresenta também a relevância da flotação, o principal processo de separação e concentração de minérios, no cenário nacional: “No Brasil, 80 milhões t/ano de concentrado de ferro são produzidas por flotação”, afirma Arthur.

Confira aqui a entrevista dada pelo organizador e autor Arthur Chaves para a Comunitexto anterior.

Sobre o organizador

Arthur Pinto Chaves possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo, onde também obteve os títulos de Mestre em Tecnologia Mineral, Doutor, Livre-docente e Titular. Possui pós-doutorado pela Southern Illinois University at Carbondale (USA). Foi professor colaborador no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ocupou cargos estratégicos em diversas empresas de Engenharia. Atualmente é professor titular no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP e consultor.

Conheça os outros títulos da coleção:

Volume 1 – Bombeamento de Polpa e Classificação (edição revista e ampliada)

Volume 2 – Desaguamento, Espessamento e Filtragem (edição revista e ampliada) – LANÇAMENTO

Volume 3 – Britagem, Peneiramento e Moagem (edição revista e ampliada)

Volume 5 – Manuseio de Sólidos Granulados (edição revista e ampliada)

Volume 6 – Separação Densitária – Obra Inédita!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *