Lançamento do livro Fundações: ensaios estáticos e dinâmicos

Fundações: ensaios estáticos e dinâmicos é o mais recente lançamento da série sobre fundações. Aborda tanto os ensaios de investigação geotécnica – o SPT (dinâmico) e o CPT/CPTu (quase estático), utilizados na fase de projeto de uma fundação – como as provas de carga estática e dinâmica, empregadas, sobretudo como instrumentos de verificação de desempenho de fundações por estacas. Na prova de carga dinâmica, destaque para o aperfeiçoamento brasileiro: a utilização de energia crescente nos sucessivos golpes.

A prova de carga dinâmica com energia constante pode ser inconclusiva por mobilizar um único nível de resistência em todos os golpes. Por outro lado, a prova com energia crescente provoca a mobilização gradativa da resistência do sistema estaca-solo, assim como na de carga estática com seus diferentes estágios de carregamento. Em ambas é obtida a curva carga x deslocamento, que geralmente exige interpretação para estipular a capacidade de carga ou a carga de ruptura geotécnica do sistema estaca-solo.

Visando aos alunos de Engenharia Civil e os iniciantes em fundações, trata-se de uma obra objetiva e didática, refletindo a extraordinária capacidade de ensinar dos seus autores.

Com esta publicação, forma-se a tríade dos livros-texto que abrange praticamente todas as aulas de uma disciplina de fundações na graduação.

Veja os outros volumes já lançados!

Fundações por Estacas: projetos geotécnicos trata dos principais conceitos da Engenharia de Fundações, como a capacidade de carga, recalques e carga admissível, além de apresentar uma abordagem inovadora dos conceitos de segurança e da probabilidade de ruína aplicados às fundações por estacas. Com uma linguagem didática, exemplos práticos e exercícios resolvidos, os autores José Carlos A. Cintra e Nelson Aoki consolidam mais de 30 anos de experiência acadêmica e profissional neste livro, que será uma inestimável iniciação dos alunos de Engenharia Civil na disciplina de Fundações.

Fundações Diretas é o volume complementar de Fundações por estacas e discute com precisão e clareza as principais variáveis envolvendo filosofias de projeto, capacidade de carga, recalque e tensão admissível. Completa ainda a abordagem do tema projeto de fundações, no âmbito geotécnico.

A obra tem o propósito de ser livro-texto de graduação. Contempla os conceitos de forma didática, mostra vários exercícios resolvidos, e culmina com dois casos de projeto de fundações – por sapatas e por tubulões.

O material foi aprimorado continuamente nos últimos anos, em busca da linguagem e do conteúdo adequados aos graduandos. Os principais tópicos abordados são a capacidade de carga (resistência) e os recalques (deformabilidade) para chegarmos à tensão admissível (projeto).

Sobre os autores:

José Carlos A. Cintra: é engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde também obteve os títulos de mestre e doutor em Geotecnia e livre-docente. É professor titular do Departamento de Geotecnia da EESC e atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para o tema Fundações em Solos Colapsíveis

Nelson Aoki: é engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil e doutor em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. É consultor de fundações em obras de engenharia civil e co-autor de outros livros de fundações. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para os temas: segurança e probabilidade de ruína de fundações, fundações em estacas helicoidais, fundações submetidas a carregamento cíclico e modelagem física de estacas em centrífuga e em câmara de calibração.

Cristina de H. C. Tsuha: é engenheira civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia e trabalhou em projetos e obras de fundações na Godoy & Maia. Cursou mestrado e doutorado em Geotecnia na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Fez estágio de pós-doutorado na Technical University of Grenoble (INPG) na área de fundações. Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação na EESC-USP.

Heraldo L. Giacheti: é engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP, mestre e doutor em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP e livre-docente pela Faculdade de Engenharia de Bauru da UNESP. Na EESC-USP é professor colaborador da pós-graduação em Geotecnia, onde ministra a disciplina de ensaios in situ e instrumentação para fundações e orienta alunos de mestrado e doutorado.

 

Fundações: ensaios estáticos e dinâmicos teve  o patrocínio de:

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *