Prof. Leo Coutinho: homenagem e lançamento do seu livro

Prof. Leopoldo Coutinho no Parque Nacional das Emas – arquivo pessoal

No dia 6 de dezembro, foi realizado no espaço Ofitexto um coquetel em homenagem ao autor Leopoldo Magno Coutinho, falecido em fevereiro de 2016, e também o lançamento do seu livro Biomas brasileiros.

O professor Leo, como era conhecido, dedicou 49 anos da sua vida à Universidade de São Paulo, entre sua formação e décadas de ensino sobre Ecologia. Assumiu o cargo de professor titular do Departamento de Ecologia da USP em 1984, no qual permaneceu até 2002. Mesmo após sua aposentadoria continuou colaborando com o Instituto de Biociências da USP, ministrando disciplinas de pós-graduação e cursos de difusão cultural. Foi o responsável pela introdução da primeira disciplina de ecologia na USP, durante a reforma universitária de 1970.

Durante a homenagem, os professores Welington Delitti, Vânia Regina Pivello, Rozely Ferreira dos Santos e Lilian Zaidan deixaram os presentes emocionados com depoimentos sobre a sua vida pessoal e profissional, contando causos e histórias do homem ímpar que o Prof. Leo foi na vida de todos que conviveram com ele.

beija-flor

Foto: José Carlos Motta Jr.

Os olhos dos alunos se fixavam naquele professor, que passava os conceitos da disciplina como se narrasse um conto de fadas.  Ele nos mostrava a beleza das relações entre as plantas e seus ambientes. Fascinados pelas histórias e fatos curiosos que entremeavam o conteúdo formal da disciplina, os alunos iam se encantando pelos biomas brasileiros”, nos contou a profa. Vânia durante o seu depoimento.

O amor pelo ensino foi citado por todos os depoentes, e exemplificado pelo prof. Welington, ao relatar as viagens que prof. Léo promovia e organizava fora da grade curricular, apenas com o foco no conhecimento:

Me lembro de uma viagem em 1975, quando nós saímos aqui pelo interior de SP, até Ribeirão Preto, entramos em Minas Gerais, depois Goiás, Mato Grosso e fomos até Aquidauana. Ele conseguiu alguns barcos e nós subimos o rio Aquidauana durante 3 horas. Durante toda a viagem, onde víamos mata ou cerrado, descíamos e visitávamos”.

O livro Biomas brasileiros também foi destaque no evento. A profa. Lilian Zaidan, viúva do Leo, nos contou que há tempos o professor tinha vontade de escrever um livro:

Ele estava muito preocupado com os erros que ele via na mídia falada e escrita, confundindo o conceito de biomas com outros conceitos”.

Lilian ainda fala que Leo se indignava ao ver o mapa que é apresentado nas escolas, dividindo o Brasil em apenas 6 biomas: Amazônia, cerrado, caatinga, mata atlântica, pantanal e pampa. É por isso que neste livro ele descreve 16 biomas, dividindo e justificando o porquê de cada um.

A Profa. Rozely Ferreira reforçou a preocupação do professor, ainda que em uma fase difícil, em finalizar e garantir a publicação da obra, e lembra que este trabalho é o meio pelo qual o Prof. Leo continuará ensinando a tantos:

img_5845

Foto: Marcelo Contarelli

O senhor guiou a trajetória de muitos, apontou para nossos caminhos e continuará fazendo isso através deste livro”.

Em Biomas Brasileiros, o prof. Léo Coutinho fundamenta os conceitos que definem um bioma – tema controvertido na comparação de diferentes autores –, focando zonas climáticas e zonobiomas, e descreve e caracteriza os 16 principais biomas do Brasil.

Aprofunda a Amazônia para quatro biomas, desde a Floresta até a Campinara, e descreve as Florestas Quente-Temperadas, passando por sistemas complexos, como o Pantanal e os Campos Sulinos.

Ricamente ilustrado com mapas explicativos e fotografias coloridas da fauna e vegetação características dos biomas, o livro apresenta de forma didática as informações mais importantes de cada um: clima, solos, flora e fauna; além de tratar de seu funcionamento e dinâmica.

img_6061

Ana Lúcia, Thomás e Thais, filhos de Leo. Foto: Marcelo Contarelli

O evento foi a inauguração do espaço Ofitexto, sediado dentro da própria editora Oficina de Textos. O local foi construído com o a ideia de termos um ambiente próprio para lançamentos de livros.

lancamento-biomas-brasileiros-19

Convidados durante o coquetel no espaço Ofitexto

Para conhecer mais sobre o livro Biomas Brasileiros, clique aqui.