19 Lições de Pedologia

Informações:

livro lições de pedologia

CLIQUE AQUI para fazer o download da capa em alta resolução.

Clique nos botões abaixo para conhecer nossas distribuidoras ou compre em nossa loja online por apenas R$155,00.

Degustação:

 

ISBN:

978-85-7975-029-8

Formato:

21X28 cm | Páginas: 456

Público a que se destina:

Indicado a geólogos, estudantes de Agronomia, Geografia, Ecologia, Zootecnia, Biologia, entre outros.

Press Kit:

Clique AQUI para fazer o download.

Sobre o livro:

Com intuito de estudar a Ciência do Solo, o livro aborda desde rochas e minerais que dão origem aos solos, passa pelos processos de intemperismo, fundamenta e apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos.
Organizado em 19 lições, a obra explica as funções que estão refletidas nos atributos mineralógicos, biológicos, físicos e químicos – principalmente as relacionadas com o crescimento das plantas. O autor ensina ainda como examinar a aparência dos solos e a analisar e interpretar seus atributos.
O livro esclarece que existem solos distintos, com as três dimensões que estão em contato constante com o ar da atmosfera, as rochas da litosfera, os organismos da biosfera e as águas da hidrosfera.

CLIQUE AQUI para baixar o texto completo.

O Autor:

autor-19-licoes-de-pedologia Igo F. Lepsch é renomado especialista em Solos, com Mestrado e PhD pela North Carolina State University, EUA, e pós-doutorado na Commonwealth Scientific Industrial Research Organization, Austrália. É autor de inúmeros artigos científicos e de divulgação publicados em 45 anos de atividade profissional. Depois de exercer a função de pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas, vem atuando como professor visitante e consultor de empresas. Pela Oficina de Textos, publicou também Formação e Conservação dos Solos.

Saiba mais sobre o autor, clique aqui.

Outro livro do autor pela Oficina de Textos:

livro Formação e Conservação dos Solos

Formação e Conservação dos Solos

Formação e Conservação dos Solos ensina como os solos se formam e como seu uso pode se tornar sustentável, a fim de que esse recurso natural seja conservado, apesar das muitas centenas de anos em que o homem o degradou: ou porque não o conhecia ou porque não sabia utilizá-lo adequadamente.
O livro é dirigido a profissionais e estudantes de várias áreas, como Agronomia, Biologia, Geologia, Geografia e Engenharias, e, por que não, a todas as pessoas que se interessam em conhecer e preservar a natureza. A iniciação ao conhecimento da Ciência do Solo é realizada por este magnífico livro com uma linguagem simples e precisa, complementado por inúmeras ilustrações em cores.
Formação e Conservação dos Solos, agora em uma sua 2ª edição, nova atualizada e ampliada, traz o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

Biblioteca de Material de Apoio Compartilhado:

A Biblioteca Digital de Material Compartilhado é o espaço para você, professor, autor, aluno ou simplesmente um apaixonado pelo assunto, contribuir para construir coletivamente um conhecimento em torno do assunto, enviando questões de provas, exercícios, transparências, textos complementares, resenhas, artigos ou qualquer outro material. Para enviar seu arquivo clique na caixa do Box.net, registre-se e faça o upload! Compartilhe conhecimento!

Notícias relacionadas no blog:

* Educação Ambiental e o cuidado com os solos. LEIA MAIS…
* Entrevista com o autor Igo Lepsch. LEIA MAIS…
* Lançamento do livro 19 Lições de Pedologia é um sucesso (em breve). LEIA MAIS…

Professor:

Veja aqui como solicitar o exemplar de avaliação ou comprar com desconto.

Afiliado:

Baixe aqui os banners do livro. Não é Afiliado ainda? Cadastre-se! Obs.: Os banners só são visíveis para afiliados cadastrados no sistema.

Opiniões sobre o livro:

“O livro “19 Lições de Pedologia” é resultado da experiência profissional, editorial e pessoal do autor em sua permanente preocupação em ajudar os estudantes a entender a Ciência do Solo. Igo F. Lepsch já produziu dois livros em linguagem muito acessível a qualquer tipo de leitor e, com esse mesmo estilo, passou os três últimos anos interagindo com estudantes de graduação e pós-graduação da USP/ESALQ, com o objetivo de materializar um sonho antigo: um livro de pedologia que fosse inteligível, instigante e, ao mesmo tempo, permitisse uma conexão entre o autor e o leitor, como se ambos estivessem conversando sobre o assunto.
O “19 Lições de Pedologia” foi lançado no ambiente mais propício e estimulante para um escritor: uma biblioteca universitária – no caso, a Biblioteca Central da ESALQ. Estruturado sob a forma de lições, o livro foi idealizado a partir de similares produzidos em outros países, mas com exemplos da realidade dos solos brasileiros.
Igo, nós, professores universitários e pedólogos brasileiros, agradecemos o seu esforço, pois temos agora um livro de Pedologia que concentra as principais disciplinas relacionadas a este ramo da ciência do solo, como a Física, Química e a Mineralogia do solo facilitando, assim, a consulta aos conceitos básicos, de uma forma bastante didática.”
Pablo Vidal Torrado, Professor da USP/ESALQ.

“Já comprei meu exemplar. Ficou muito bonito. Ainda estou lendo o comecinho, mas gostei da linguagem mais próxima “das gentes”, sem perder o rigor. Ficou legal mesmo.”
Antônio Azevedo, Professor da USP/ESALQ. 

“Dos mesopotâmicos à escola russa, dos alquimistas à moderna pedologia, Dr. Igo Lepsch oferece em 19 lições todo o seu vasto conhecimento em ciência do solo de forma clara e concisa, utilizando uma linguagem propositalmente simples e direta, acessível aos alunos e interessantes aos professores e usuários de forma geral. Parabéns!”
Rubismar Stolf. 

“Que trabalho maravilhoso! Sensacional! Estou ansioso para ler tudo, Igo… não tenho palavras, você transcendeu o significado do objeto livro, você demonstra com sobras estar inserido na modernidade, na contemporaneidade… tua abordagem não poderia ser mais universal, estou muito impressionado com a tua onisciência e criatividade!
E tudo isso me faz ficar indescritivelmente orgulhoso por estar participando, você não faz idéia da grandeza do meu orgulho pessoal.
Que as forças da Natureza te abençoem, te multipliquem (teu livro vai fazer isso) e te proporcionem de volta todo o amor que você dedicou à vida, aos amigos e à sociedade humana.
Abraço muito, muuuuuito forte e parabéns!”
Mendel Rabinovitch, Engenheiro Agrônomo e ex-cineasta, colaborou com diversas fotos do livro.

“Uma preciosidade para aqueles que se disponham a adentrar a sua ciência!!!
O livro está bem apresentado sem ser de luxo; as suas matérias muito bem distribuídas seguindo pelo que entendo uma metodologia consistente.
Enfim, um belo livro que gostaria de ter tido nos meus velhos tempos de Escola Nacional de Agronomia (UFRRJ).
Tenho a certeza que a teria deixado melhor preparado nesta bela matéria. Naqueles tempos tínhamos que nos valer das apostilhas da velha “Encadernobrás” do saudoso Pery Reis.
Parabéns, meu caro Igo, e “bola para frente” na transmissão da sua experiência que assumo seja vasta no ramo!!!”
Aix do Canto Pereira.

“Parabéns pelo livro. Dei uma folheada na degustação e achei bastante interessante e sobretudo muito bonito do ponto de vista da editoração. Certamente recomendarei aos meus alunos.”
A. J. Melfi, professor. 

“Parabéns pelo livro. Pela primeira vez tenho em mãos um livro de agronomia (brasileiro) com um índice remissivo consistente, o que é muito, muito importante do ponto de vista docente e discente.”
HJK.

“Pena não termos tido acesso a essa informação antes. Nesse momento estou com uma turma de 44 alunos na disciplina de Gênese e Classificação de Solos do Curso de Agronomia. Pelo que vi na degustação é uma obra sob medida para alunos de graduação. De fácil e agradável leitura, aborda aspectos essenciais para alunos que ainda não consolidaram os conhecimentos já vistos nas disciplinas anteriores à Gênese e Classificação. Parece muito atraente, completo e bem estruturado. Vou fazer o pedido a editora.
Parabéns por mais essa obra! Eu usei muito suas publicações anteriores. Lembro de ter ouvido há muito tempo, um elogio de um professor francês de pedologia (Alain Ruellan) à abordagem empregada nos seus livros.”
Sandra Fernandes, professora da INIJUI. 

“Quiero agradecerle pues recebi de regalo tu libro. Es un hermoso libro com muy alta calidad didactica-cientifica y academia, excelente!”
Margarita Mosterii Osterrieth, Professora da Universidad de Mar del Plata. 

“Vi as páginas de degustação de seu novo livro, conversei com o Prof. Pablo, que conhece o livro todo. Sem dúvida, uma grande obra que muito irá contribuir para o ensino de nossa querida Pedologia. Já o incluí na bibliografia de minha disciplina ” Gênese e Classificação de Solos” aqui da UFVJM e vou recomendá-lo aos alunos. Vou comprar um exemplar e também solicitarei a aquisição de alguns exemplares para a biblioteca da UFVJM.”
Alexandre Christofaro Silva, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFVJM. 

Recebi o seu livro “19 Lições de Pedologia” e simplesmente adorei o que já li, e com certeza irei adorar o que lerei. A criatividade e informações diferenciadas de maneira lúdica o deixou mais interessante ainda. Os boxes apresentam muitas informações ‘novas’ (pelo menos pra mim)… Estou adorando, e com certeza irá me auxiliar muito em meus trabalhos.”
Sísara Rocha Oliveira, Engenheira Agrônoma – Mestranda em Ciência do Solo FCAV/UNESP.

“Caro Prof Igo,

Estou lendo o seu livro ” 19 Lições de Pedologia” e tem me ajudado bastante a compreender os assuntos de uma forma clara e objetiva, de uma maneira que eu em todos os meus anos de estudo nunca tinha analisado.
O livro faz a gente querer estudar e ler cada vez mais, de uma maneira divertida, prazerosa, ver a mineralogia e entender a parte de química, que sempre achei tão “chata”.
A escrita faz a leitura ser suave, de fácil entendimento, realmente muito didático. Gostaria de parabenizá-lo por este trabalho, pois em todos os meus anos de estudos, os livros sempre foram lidos como obrigação, pois sempre são escritos de uma forma técnica muito “chata”, e o seu tem sido curioso, faz a gente ter o prazer de lê-lo.”
Veruschka Andreolla, Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Tem algum comentário sobre o livro para compartilhar? Por favor nos envie via e-mail site@ofitexto.com.br. Os melhores serão publicados aqui.

Saiu na Mídia

Lançamento do livro no Informativo “Fique por Dentro” da Divisão de Biblioteca e Documentação da ESALQ: clique aqui.