Geoquímica: Uma introdução

Informações:

livro geoquimica

CLIQUE AQUI para fazer o download da capa em alta resolução.

Clique nos botões abaixo para conhecer nossas distribuidoras ou compre em nossa loja online por apenas R$108,00.

Degustação:

 

ISBN:

978-85-7975-020-5

Formato:

18X25,5 cm | Páginas: 400

Público a que se destina:

Cursos introdutórios de geoquímica, alunos de graduação e profissionais das áreas de geologia, química, ecologia, oceanografia, microbiologia.

Press Kit:

Clique AQUI para fazer o download.

Sobre o livro:

Relativamente nova, a geoquímica apresenta-se como a vanguarda científica dediversas áreas de conhecimento, levando-se em conta sua interdisciplinaridade ealcance enquanto ciência. Presente em quase todos os campos das ciências da Terra, a geoquímica utiliza princípios da química para explicar os mecanismos queregulam o funcionamento dos principais sistemas geológicos. Apesar de haver periódicos dedicados à divulgação da pesquisa na área, ainda é pequeno o número de livros de geoquímica geral que cobrem de modo amplo os vários segmentos da geoquímica moderna. Esta é uma das razões que fazem do livro de Francis Albarède um livro oportuno, direcionado aos cursos introdutórios para alunos de graduação. Brilhantemente traduzido pelo professor de geoquímica da USP, Fábio Ramos, o livro explica de forma didática os fundamentos da geoquímica moderna, que atua desde a medição do tempo geológico, passando pela origem dosmagmas, pela evolução dos continentes, dos oceanos e do manto, até a compreensão das mudanças ambientais. Com exemplos e exercícios, a obra enfatiza os princípios gerais da geoquímica e traz informações essenciais paraestudantes de ciências da Terra e ciências ambientais.

CLIQUE AQUI para baixar o texto completo.

O Autor:

autor-geoquimicaFrancis Albarède é professor de Geoquímica na École Normale Supérieure de Lyon e membro do Institut Universitaire de France. Foi professor visitante em universidades nos EUA, Austrália e Japão; presidente da European Association of Geochemistry e editor-chefe dos periódicos Earth and Planetary Science Letters e Journal of Geophysical Research. Recebeu numerosos prêmios, incluindo o Prêmio Norman Bowen da American Geophysical Union, a Medalha Arthur Holmes da European Union of Geosciences, e o Prêmio Goldshmidt da Geochemical Society. Saiba mais sobre o autor, clique aqui.

O Tradutor:

Fábio Ramos Dias de Andrade há mais de 20 anos trabalha e estuda geoquímica. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Geociências – Geologia Regional (Rc) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Geociências – Geologia Regional (Rc) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de petrologia e geoquímica e atua principalmente na área de mineralogia aplicada aos seguintes temas: difração de raios X, clínquer e talco.

Curiosidades:

Fábio não somente traduziu como melhorou a obra, veja a notícia ao final desta página.
Fábio R. D. de Andrade também é autor de outros livros da Oficina de Textos: Na Cratera do Kaala e Colorindo a História da Vida.

Saiba mais sobre o tradutor, clique aqui.

Apresentação:

Notícias relacionadas no blog:

* Em “Geoquímica, uma introdução” Albarède privilegia o tratamento quantitativo dos processos geoquímicos. Leia mais…

* Muito mais que uma simples tradução. Leia mais…

Professor:

Veja aqui como solicitar o exemplar de avaliação ou comprar com desconto.

Afiliado:

Baixe aqui os banners do livro. Não é Afiliado ainda? Cadastre-se!

Depoimentos:

“O autor, Francis Albarède, faz um tratamento quantitativo da maioria dos processos geoquímicos, o que é um avanço em relação à abordagem mais descritiva, vigente entre a maioria dos autores clássicos em geoquímica. Esta abordagem quantitativa em geoquímica segue uma tendência mundial já consagrada em outras áreas, como na geofísica, na geologia estrutural, na mineralogia, entre outras”

Fábio R. D. de Andrade – Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

“Pela Abrangência e profundidade dos temas tratados e pela excelência do trabalho de tradução, este livro certamente será bastante útil não apenas aos estudantes da disciplina, mas a todos os interessados nos conceitos e nas aplicações da Geoquímica nas diversas áreas das ciências da Terra”

Sonia Maria Barros de Oliveira- Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

“O que me agrada em especial neste livro é a abordagem e a escolha dos temas, em combinação com um texto conciso, que deverá despertar o interesse dos estudantes. Em todo o livro, é dada ênfase aos princípios gerais, e não às observações e ais resultados geoquímicos específicos, que deverá manter este livro atual por um longo período. Um livro inspirador; espero que você tenha prazer em sua leitura, assim como eu.”

Albrecht W. Hofmann – Max Planck Institute for Chemistry, Mainz, Alemanha

“Um excelente livro, escrito por um excelente professor. Eu recomendo amplamente…não poderíamos querer um guia melhor.”

Geological Magazine

“Uma valiosa fonte de informação para não especialistas ansiosos para aprender geoquímica. Leitores não precisam ter conhecimento avançado em matemática para entender o livro.”

Environmental Geology